SP retoma vacinação contra Covid de grávidas e puérperas com comorbidades no dia 17 de maio

12/05/2021 16h11 Governador João Doria disse nesta sexta (12) que imunização será possível por conta de remanejamento de doses e entrega de novos lotes da CoronaVac. Gestão estadual também anunciou vacinação de pessoas com comorbidades e deficiência permanente de 45 a 49 anos a partir de 21 de maio.
Redação - Acally Toledo, São Paulo - SP
SP retoma vacinação contra Covid de grávidas e puérperas com comorbidades no dia 17 de maio (Foto: Governo do Estado de São Paulo / Reprodução)

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse nesta quarta-feira, que a vacinação de grávidas e puérperas com comorbidades será retomada em todo o estado no dia 17 de maio.

A imunização do grupo foi interrompida na manhã de terça (11), após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendar a suspensão imediata da aplicação da vacina AstraZeneca em grávidas, uma vez que a prescrição atual do fabricante não indica o uso desta vacina em grávidas sem orientação médica.

Segundo a gestão estadual, a retomada será possível por conta de remanejamentos de doses feitos pela Secretaria da Saúde e da entrega do novo lote de vacinas da CoronaVac, que foram enviadas pelo Instituto Butantan para o Ministério da Saúde nesta quarta (12).

"É possível que isso ocorra neste momento devido ao planejamento e logística do Plano Estadual de Imunização, que nos permitiu, com a entrega hoje da vacina do Butantan, um remanejamento de grade. Então, o planejamento que nós fazemos todo o tempo nos permite que no dia 17 de maio reabra para esse grupo que ontem foi logo pela manhã suspenso", disse a coordenadora do Programa Estadual de Vacinação, Regiane de Paula.

No total, cerca de 100 mil gestantes e puérperas (mães de recém-nascidos), que têm comorbidades, poderão receber a vacina na próxima segunda-feira.

Durante a coletiva, o governo paulista também anunciou a vacinação de pessoas com comorbidades e deficiência permanente de 45 a 49 anos a partir de 21 de maio.

Capital paulista

A cidade de São Paulo, que recebeu um novo lote de vacinas da Pfizer nesta manhã e poderia retomar a vacinação desse público, também seguirá o cronograma do governo estadual.

Segundo o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, as doses serão destinadas às pessoas com comorbidades entre 55 e 59 anos, que começaram a ser imunizadas nesta quarta em todo o estado.

Por conta das questões de armazenamento e temperatura, o imunizante estará disponível nos postos a partir de sexta (14).

"Nós estamos recebendo 273 mil doses a partir de hoje. Devemos fazer o descongelamento dessas vacinas a partir de amanhã e distribuir nas 468 Unidades Básicas de Saúde, e a partir de sexta-feira nós iniciamos a vacinação das pessoas com comorbidades aqui na cidade, entre 55 e 59 anos", explicou o secretário.

A Prefeitura de São Paulo chegou a manter a imunização para as puérperas na terça (11), mas suspendeu no final do dia, após orientação da gestão estadual.

Recomendação da Anvisa

Na noite de segunda-feira (10), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu uma nota recomendando a suspensão imediata da aplicação da vacina AstraZeneca em grávidas, uma vez que a prescrição atual do fabricante não recomenda o uso desta vacina em grávidas sem orientação médica.

Em uma segunda nota, emitida na terça (11), a Agência informou que a suspensão tinha sido feita pelo órgão após a notificação da morte suspeita de uma gestante de 35 anos.

"Foi notificada à Anvisa, na última sexta (07 de maio de 2021), pelo próprio fabricante da vacina Oxford/AstraZeneca/Fiocruz, a Fiocruz, a suspeita de evento adverso grave de acidente vascular cerebral hemorrágico com plaquetopenia ocorrido em gestante e óbito fetal", informou a Anvisa.

A gestante morreu em 10 de maio e o caso ainda é investigado. Segundo a Anvisa, o "evento adverso grave de acidente vascular cerebral hemorrágico foi avaliado como possivelmente relacionado ao uso da vacina administrada na gestante".

Cronograma de vacinação em SP

O estado de São Paulo começou nesta quarta-feira (12) a vacinar contra a Covid-19 pessoas com idade entre 55 e 59 anos que tenham doenças preexistentes que agravam os quadros da Covid, as chamadas comorbidades.

O governo estadual estima que 900 mil pessoas estejam nesse grupo.

Nesta terça (11), o estado iniciou a vacinação de pessoas com deficiência permanente com idade entre 55 e 59 anos, metroviários e ferroviários.

Na segunda-feira (10), pessoas com Síndrome de Down, pacientes transplantados e pacientes renais em diálise, de 18 a 59 anos, também começaram a ser vacinados.

O próximo grupo no calendário estadual será o de pessoas com comorbidades com idade entre 50 e 54 anos com doenças preexistentes ou deficiência permanente.

E na próxima terça, dia 18, motoristas e cobradores de ônibus municipais e intermunicipais começarão a ser imunizados. Segundo o governo estadual, 165 mil pessoas vão receber a vacina nesta etapa.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular