Secretaria de Saúde de OC realizou Dia 'D' para regularizar situação dos faltosos da segunda dose da vacina contra Covid

10/06/2021 06h57 Trabalho foi realizado no último sábado, dia 05 de junho.
Redação - Wilson Bettiol* - Informações: G1, Osvaldo Cruz - SP
Secretaria de Saúde de OC realizou Dia 'D' para regularizar situação dos faltosos da segunda dose da vacina contra Covid (Foto: Rádio Metrópole / Portal Metrópole / Rian Santos)

A Secretaria Municipal de Saúde de Osvaldo Cruz, realizou no último sábado (05), o dia “D” de vacinação para procurar atualizar a situação daqueles que tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e estavam pendentes com a segunda e última dose.

A reportagem do Portal Metrópole de Notícias ouviu a enfermeira responsável pela Sala de Vacinas, Adriana Nobusa, que considerou bom o resultado desse trabalho. “O dia D realmente era focado em resgatar essas pessoas faltosas com a segunda dose, porém a procura maior foi de pessoas com direito a primeira dose”, disse.

De acordo com a enfermeira, os funcionários do Centro de Pediatria ficaram no telefone, chamando essas pessoas, tendo sido disponibilizado um carro da Secretaria de Saúde para visitar os impossibilitados e por fim, de 22 pessoas que estavam em atraso com a segunda dose, 17 foram atendidos, sendo que os demais não tomaram a segunda dose por estarem com Covid.

“A pessoa toma a primeira dose, depois de 14 ou 15 dias que começa a ter a imunidade e o esquema só é válido com as duas doses.”, disse Adriana Nobusa.

Outro ponto ressaltado pela profissional é com relação a cobertura das vacinas, que ainda não são 100%, ou seja, mesmo com duas doses é possível contrair a doença e transmitir, embora ela venha mais fraca, segundo os cientistas.

Neste momento a vacina contra a Covid-19 está sendo aplicada em portadores de comorbidades acima de 18 anos, profissionais da educação de 45 e 46 anos e nesta quinta-feira (10) começam todas as gestantes a partir de 18 anos sem comorbidades, e puerperas até 45 dias após o parto.

Governo de SP antecipa calendário de vacinação contra a Covid-19

O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (9) que vai antecipar a vacinação contra Covid-19 do público geral, por faixa etária, e também de diversos grupos prioritários, como trabalhadores da educação e pessoas com deficiência permanente (veja o novo calendário abaixo).

Em média, cada faixa etária teve sua projeção de vacinação antecipada em cerca de 15 dias, em comparação com o calendário divulgado anteriormente. Segundo o cronograma estadual, o objetivo é que toda a população com mais de 18 anos tenha recebido ao menos uma dose de vacina contra o coronavírus até o dia 18 de outubro.

O calendário se baseia em projeção da entrega de doses pelo Ministério da Saúde.

Veja o novo calendário:

- Trabalhadores da Educação Básica com 45 e 46 anos: 9 de junho

- Gestantes e puérperas sem comorbidades acima de 18 anos: 10 de junho

- Pessoas com deficiência permanente (sem BPC): 10 de junho

- Trabalhadores da Educação Básica de 18 a 44 anos: 11 de junho

- Pessoas de 55 a 59 anos: 16 de junho a 8 de julho

- Pessoas com 54 anos: 9 a 19 de julho

- Pessoas com 50 a 53 anos: 20 de julho a 3 de agosto

- Pessoas com 45 a 49 anos: 4 a 18 de agosto

- Pessoas com 40 a 44 anos: 19 a 28 de agosto

- Pessoas com 35 a 39 anos: 29 de agosto a 7 de setembro

- Pessoas de 30 a 34 anos: 8 a 17 de setembro

- Pessoas de 25 a 29 anos: 18 a 27 de setembro

- Pessoas de 18 a 24 anos: 28 de setembro a 18 de outubro

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular