Santa Casa de Osvaldo Cruz registra frequentes acidentes com picadas de escorpião

20/02/2024 08h17 Acidentes com aranhas e cobras tem sido raros e quando ocorrem são encaminhados para Adamantina.
Redação: Wilson Bettiol, Osvaldo Cruz - SP
Santa Casa de Osvaldo Cruz registra frequentes acidentes com picadas de escorpião (Foto: Reprodução)

Recentemente foi publicada matéria sobre as cidades que mantem estoque de soros para picadas de cobra, escorpiões, aranhas e outros.

Em nossa região a cidade de Adamantina tem os soros disponíveis em caso de acidente com esses animais peçonhentos.

Uma grande preocupação nesta época do ano é com relação a incidência de escorpiões em Osvaldo Cruz, até porque no período quente e chuvoso ocorre o ciclo reprodutivo desses aracnídeos.

É nessa época que os escorpiões saem de seus esconderijos e se movimentam mais, ocorrendo também mais acidentes com as pessoas.

Já que Osvaldo Cruz não é cidade referência para estocagem desses soros, a reportagem do Portal Metrópole de Notícias procurou a direção da Santa Casa para saber como fica a situação das pessoas que foram vítimas desses animais.

Ouvimos a Diretora Administrativa do hospital Silvana Satie Kaneshiro. “Há mais ou menos seis anos foi feita uma reunião entre DRS e Vigilância Epidemiológica quando ficou definido que Osvaldo Cruz atende o SUS, então tem que seguir as determinações da DRS de Marilia e foi decidido que a partir de então esses soros foram centralizados na Santa Casa de Adamantina, com portas abertas para os outros municípios vizinhos.” disse.

Um dos motivos desses soros ficarem em Adamantina e não em Osvaldo Cruz é pelo fato de que naquela cidade a Santa Casa tem UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Segundo a entrevistada, o Ministério Público decidiu intervir e fez uma ação exigindo que pelo menos o soro antiescorpiônico tivesse em Osvaldo Cruz. “Quando acontece um acidente com pacientes de Osvaldo Cruz com picadas de cobras, aranhas, o paciente é atendido por um médico da Santa Casa e depois encaminhado para Adamantina afim de receber o soro. Já o soro antiescorpiônico tem na Santa Casa de Osvaldo Cruz também.”, destacou Silvana Satie Kaneshiro.

A reportagem ouviu também a enfermeira Franciele Cavichioli Moreno, Responsável Técnica do Hospital, para saber se tem ocorrido muitos acidentes com esses animais em Osvaldo Cruz. “Tem ocorrido acidentes com escorpiões, mas com aranhas e cobras são raros esses acidentes. Quando acontece acidente com aranhas e cobras os pacientes são encaminhados para Adamantina, mas com escorpiões temos uma frequência maior e esses pacientes passam por a avaliação do médico e geralmente ocorre só o controle da dor com anestésico no local da picada e a indicação da infusão do soro é por parte do médico, conforme os sintomas do paciente.”, finalizou Franciele.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular