O município de Sagres tem feito um trabalho de excelência no combate a Covid-19, e há seis semanas não são registrados novos casos da doença.
O trabalho desenvolvido ao longo da pandemia continua, inclusive com plantão médico diário, e um empenho na vacinação para imunizar a população contra a Covid-19.
A Reportagem do Portal Metrópole de Notícias ouviu a enfermeira da VEP (Vigilância Epidemiológica) de Sagres, Larissa Fernanda Sartori Sartorato, que falou sobre o trabalho desenvolvido. “No momento nós estamos há seis semanas sem registro de novos casos positivos, mas estamos mantendo todos os cuidados do protocolo da Covid-19, e o atendimento médico continua sendo oferecido com a Dra. Chiara, à disposição da população das 12h até às 14h, para qualquer caso de sintomas gripais que possam levar a suspeita de Covid-19”, disse a enfermeira.
Pessoas com resfriado, problemas respiratórios, febre, devem procurar o Centro de Saúde imediatamente para passar pelo atendimento da médica do município, comentou Larissa Fernanda Sartorato.
Com relação a vacinação, Sagres continua adiantada, com a imunização neste momento dos jovens de 12 a 17 anos sem comorbidades, e a Secretaria de Saúde já recebeu o comunicado do Ministério da Saúde com relação a terceira dose da vacina da Covid-19, com isso, já estão acontecendo os preparativos para a segunda quinzena de setembro, aplicação dessa dose extra nas pessoas que já receberam há seis meses a sua vacina.
Como em todos os municípios, algumas pessoas ainda estão faltosas com a segunda dose, mas a equipe tem ligado para as pessoas cobrando o comparecimento, o que tem ocorrido na maioria dos casos.
Sagres no momento está com 72,63% de cobertura com a primeira dose, o que corresponde a 1.765 doses aplicadas. Com relação a imunização completa, são 35,51% ou 863 doses aplicadas em segunda ou dose única, um total de 2.628 vacinas aplicadas.
Supervisão de Acally Toledo*