A Secretaria de Saúde de Osvaldo Cruz realizou durante toda esta semana mais uma edição da campanha ‘Fique Sabendo’, que consiste em um mutirão de exames, com testes rápidos, para detecção de doenças sexualmente transmissíveis.
Os exames puderam ser realizados em todos os PSF’s do município, sem necessidade de agendamento.
Já neste sábado (04), teremos o encerramento da campanha, com uma ação externa.
A reportagem do Portal Metrópole de Notícias falou sobre o assunto com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica do município, Camila Rodrigues da Silva. “No ano passado a procura por esses exames foi muito baixa por causa talvez da pandemia, mas esse ano espera-se uma adesão maior, faremos os exames e a pessoa fica sabendo no mesmo dia. Na verdade não tem uma limitação de idade, e sim o público alvo que é formado por pessoas de que alguma forma possa ter adquirido esse tipo de doença, como quem fez cirurgia, recebeu doação de sangue, passou por dentistas, teve relação sem camisinha, fez tatuagem, fez uso de drogas injetáveis e compartilhou a seringa ou agulha com outros usuários e que possa ter contraído HIV e não sabe. Menores de idade também podem participar da campanha, desde que estejam acompanhadas pelos pais ou responsáveis.”, disse.
A campanha, que teve início no dia 29 de novembro, termina neste sábado, 04 de dezembro. “No sábado, o encerramento da campanha acontece na Praça São José, em uma tenda que será montada das 8h às 12h. Lembramos que é preciso apenas levar um documento pessoal, tudo é de graça, muito sigiloso e muito importante, porque a doença diagnosticada no começo é sempre mais fácil a cura ou controle, e reforçamos que são doenças que hoje tem tratamento e pode fazer com que a pessoa tenha vida praticamente normal, se tomadas todas as medidas necessárias.”, finalizou a enfermeira Camila Silva.