Rio tem o maior número de internados com Covid em 4 meses; quase todos estão com vacina em atraso

10/06/2022 06h28 ‘Recomendamos manter o uso de máscara nessas próximas semanas em todo ambiente fechado’, destacou a pneumologista Margareth Dalcolmo.
Por G1, Rio de Janeiro (RJ)
Rio tem o maior número de internados com Covid em 4 meses; quase todos estão com vacina em atraso (Foto: Reprodução/TV Globo)

A cidade do Rio de Janeiro registrava, no início da tarde desta quinta-feira (9), 121 pacientes internados com Covid. Esta é a maior ocupação pela doença em quase quatro meses. Em 13 de fevereiro, eram 132 hospitalizados com complicações causadas pelo coronavírus.

E destes 121 internados de agora, pelo menos 95 estavam com alguma dose da vacina em atraso.

O número de pacientes internados vem aumentando a cada semana. No dia 22 de abril, a rede SUS da capital tinha 8 pacientes internados. Em 22 de maio, eram 18. Esta semana o número saltou para 85 na segunda-feira (6). E passou de 100 nesta manhã.

A média móvel do estado está em 4.400 casos conhecidos por dia, mais que o dobro do registrado há duas semanas.

Quem pode se vacinar

Profissionais de saúde com 40 anos ou mais já podem receber a quarta dose. Para o público em geral, o segundo reforço está disponível para quem tem a partir de 50 anos.

Segundo a Prefeitura do Rio, 67% da população maior de 18 anos já tem ao menos uma dose de reforço. A terceira aplicação já está disponível para os adolescentes — mas até agora apenas 19% deles voltaram aos postos.

Até esta quinta-feira, 59% dos idosos com mais de 60 anos já tinham quatro doses no braço.

Especialistas alertam

A pneumologista Margareth Dalcolmo afirma que “o momento é delicado”.

“Esses casos [de internados] estão relacionados a pessoas não vacinadas e a pessoas com muita idade ou com outras doenças de imunossupressão”, explicou.

“Nós recomendamos manter o uso de máscara nessas próximas semanas em todo ambiente fechado”, destacou.

Já Mário Roberto Dal Poz, professor do instituto de medicina social da Uerj, lembrou a necessidade de retomar a busca ativa na rede municipal de saúde.

“As vacinas protegem contra casos graves, mas por um período ainda curto. Nós não temos vacinas de proteção mais longa. Então é muito importante que as pessoas sejam chamadas aos centros de saúde para enfim tomar as doses de reforço da vacina”, disse.

A rede particular também registrou um aumento na procura das emergências de pacientes com síndrome gripal.

“A maior parte dá positivo para Covid, mas não se traduz em internação. A maioria dos casos é leve e tem uma evolução benigna. Alguns pacientes chegam a ser internados, têm idade ou comorbidades e não completaram a vacinação”, afirmou Graccho Alvim, diretor da associação de hospitais do RJ

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular