Prefeitura de Bastos suspende vacinação contra a Covid-19 por falta de doses

14/07/2021 07h54 Informação foi divulgada na manhã desta segunda-feira (12); Paraguaçu Paulista e Cândido Mota informam falta de imunizante para aplicação da segunda dose.
Por G1, Bastos - SP
Prefeitura de Bastos suspende vacinação contra a Covid-19 por falta de doses Bastos (SP) suspende vacinação contra a Covid-19 por falta de doses nesta segunda-feira (12). (Foto: Priscila Medeiros / Prefeitura de Bauru)

A prefeitura de Bastos (SP) informou na manhã desta segunda-feira (12) que suspendeu temporariamente a vacinação contra a Covid-19 na cidade em uma postagem no Facebook.

De acordo com a prefeitura, o drive-thru está suspenso devido ao fim do estoque das doses. A aplicação das vacinas será retomada assim que novas doses forem disponibilizadas.

Até o momento, a cidade já aplicou a primeira dose em 11.093 moradores, destes, 3.341 receberam a segunda dose. Além das 449 pessoas que foram imunizadas com a dose única.

Com isso, mais de 50% da população já foi vacinada, segundo dados do Vacinômetro do Governo de São Paulo.

Em nota, o governo de SP, informou que enviou mais de 14,1 mil doses à cidade de Bastos para a vacinação contra a Covid-19 nos públicos vigentes, incluindo 660 doses na última semana e que novas doses serão entregues ainda nesta semana para continuidade da campanha, à medida que o Ministério da Saúde viabilizar novas remessas para SP.

A nota informa ainda que, a cada nova remessa recebida do Governo Federal, o Governo de SP atua com agilidade na logística e distribui as grades com base no público-alvo ainda a ser vacinado, com monitoramento da campanha, com base em estatísticas populacionais estimadas pelo IBGE para 2020 e público da faixa etária vigente.

O governo do estado esclarece ainda que a execução da campanha, com organização e distribuição de quantitativos na rede de saúde, bem como aplicação das doses na população conforme as diretrizes do Plano Estadual de Imunização (PEI), é responsabilidade dos municípios.

Os municípios também são responsáveis por cadastrar devidamente todos os vacinados na plataforma VaciVida, justamente para dar transparência à população e ajudar no monitoramento do ritmo de vacinação.

Outras cidades

A aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid que estava prevista para esta terça-feira (13) foi suspensa em Paraguaçu Paulista. Segundo a prefeitura, a cidade ainda não recebeu as doses enviadas pelo Governo do Estado.

A Vigilância em Saúde de Paraguaçu Paulista afirma que não há motivos para preocupação por conta do atraso, que não representará prejuízos para a imunização deste público. A expectativa é que essas doses sejam recebidas ainda nesta semana.

A Secretaria de Saúde de Cândido Mota também informou que está aguardando a chegada da grade de vacinas para realizar a aplicação da segunda dose do imunizante nas pessoas cuja data na carteirinha estava agendada para esta terça-feira (13).

A prefeitura de Cândido Mota pede que a população aguarde um comunicado oficial com data e horário da vacinação.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular