Ministério da Saúde confirma 1º caso da variante Éris da Covid-19 em Marília

05/10/2023 08h28 Paciente infectada apresentou sintomas leves e se recupera em casa. Segundo a Secretaria de Saúde da cidade, a mulher não tinha cobertura vacinal completa.
Por G1, Marília (SP)
Ministério da Saúde confirma 1º caso da variante Éris da Covid-19 em Marília Foto: Google Stree Views/Reprodução

O Ministério da Saúde confirmou, nesta terça-feira (3), o primeiro caso da subvariante EG.5 (popularmente conhecida como Éris) da Covid-19 em Marília (SP).

A paciente infectada é uma mulher de 44 anos, moradora da cidade, sem registro de viagens recentes. Ela apresentou dores de cabeça, dores musculares e ao engolir, além de tosse seca.

Segundo a Secretaria de Saúde de Marília, a mulher não tinha a cobertura vacinal completa, tendo tomado apenas a primeira dose de reforço contra a Covid-19. Apesar dos sintomas, a paciente não precisou de internação e a recuperação foi feita em casa sem maiores complicações.

Em nota, a prefeitura reforçou a necessidade da vacinação completa para evitar o avanço da Covid-19 na cidade.

 Segundo informações divulgadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a EG.5 é uma subvariante da Ômicron, que foi identificada pela primeira vez em fevereiro de 2023. Desde então, tem-se observado um aumento constante no número de casos relacionados a essa variante.

Ainda de acordo com a OMS, até o momento, a subvariante EG.5 não demonstrou maior gravidade ou riscos significativos em comparação com outras variantes.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular