Marília começa a fazer nebulização noturna para combater o mosquito da dengue

22/02/2024 08h55 Com mais de 1,2 mil casos de dengue e duas mortes até as duas primeiras semanas de fevereiro de 2024, cidade decretou estado de emergência contra doença.
Por: G1, Marília - SP
Marília começa a fazer nebulização noturna para combater o mosquito da dengue .

Com o objetivo de combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, tiveram início as nebulizações ambientais noturnas em bairros de Marília (SP).

O serviço estava inicialmente previsto para ter início nesta terça-feira (20), porém o grande volume de chuva na cidade, fez com que os trabalhos fossem adiados.

Com o equipamento acoplado a um veículo, conhecido pela sigla NAV, a medida consiste em pulverizar inseticida para matar os mosquitos que podem transmitir a doença.

Com início às 19h30, a ação será realizada em bairros da zona norte da cidade. A nebulização será feita nos bairros Castelo Branco, Prolongamento do Palmital, Jânio Quadros, Jardim Sasazaki, Cerqueira César, Juscelino Kubitschek (JK), Alcir Raineri e outros da região.

Segundo a Prefeitura de Marília, a zona Norte foi escolhida como a primeira para receber a ação devido a maior concentração de casos positivos para dengue em comparação às demais regiões da cidade.

O serviço utilizará produto fornecido pelo Governo do Estado de São Paulo e foi dividido em três áreas. A primeira atendida, de cor roxa fica quase toda no Prolongamento do Palmital.

Na continuidade, nesta quinta-feira (22), também a partir das 19h30, a área verde receberá a NAV, no combate à dengue na região do bairro Jânio Quadros.

A terceira área já prevista, demarcada com a cor laranja, compreende os bairros que ficam após a rua José Alves Petito e terá o serviço na quinta-feira (22), a partir das 19h30.

Essas três áreas programadas receberão quatro ciclos de nebulização. Segundo a Prefeitura, o serviço deve ser concluído dentro de quatro semanas.

Como funciona?

As equipes ajustam a dose do inseticida e colocam o produto em uma máquina que, por sua vez, é posta na caçamba de uma caminhonete. O veículo percorre diversos bairros pulverizando o produto químico para matar os mosquitos adultos, possivelmente infectados com o vírus da dengue.

Durante a nebulização, a equipe também monitora o vento, que não pode estar acima dos 15 km/h. A ação não pode ser feita em dias chuvosos. Caso as condições climáticas não sejam favoráveis, é necessário interromper o trabalho.

Cuidados dos moradores

A Prefeitura orienta aos moradores que abram as portas e janelas, para que a nebulização consiga atingir todos os locais que possam ser criadouros do mosquito Aedes aegypti.

É indicado também que sejam retiradas as roupas do varal e que os alimentos sejam cobertos. É preciso também ter um cuidado especial com os animais de estimação, retirando os recipientes de água e alimentos. No caso dos pássaros, é recomendado que as gaiolas sejam cobertas.

Explosão de casos

Marília (SP) já registrou mais de 1,2 mil casos de dengue até as duas primeiras semanas de fevereiro de 2024.

Os números mostram um aumento significativo se comparados a janeiro deste ano, quando foram registrados 347 casos da doença. Nas duas primeiras semanas de 2024, o número era de 62 casos.

A cidade chegou a decretar estado de emergência para enfrentar o avanço da doença no município. A medida foi publicada no dia 6 de fevereiro, no Diário Oficial do Município, após a segunda morte pela doença no ano ser confirmada.

As vítimas foram dois idosos de 86 e 70 anos. Segundo a prefeitura, os dois tinham comorbidades oriundas de doenças cardiovasculares e diabetes.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular