Lucélia detecta 7 registros da variante Delta na cidade; nenhum está ativo e pacientes foram curados

28/10/2021 08h29
Por: Aqui Lucélia , Lucelia - SP
Lucélia detecta 7 registros da variante Delta na cidade; nenhum está ativo e pacientes foram curados .

Lucélia registrou recentemente 7 casos ativos da variante Delta, em moradores locais. Os detalhes sobre essas ocorrências foram apresentados nesta terça-feira (26) pela enfermeira Márcia Regina Vudovix, responsável técnica do Centro de Saúde Lucélia, em uma entrevista ao Jornal do Meio Dia, pela Life FM, de Adamantina.

Ela contou que o município estava vivenciando até o final de agosto um período de baixa incidência de casos da Covid-19, mas o cenário local teve uma mudança significativa depois do feriado de 7 de setembro, muito em razão das circunstâncias decorrentes de aglomerações e visitas de familiares.

Foi esse contexto que permitiu mapear o núcleo da variante Delta na cidade. Segundo Márcia, no período do feriado houve uma reunião de família, na cidade, com cerca de 30 pessoas. ”Algumas vieram de são Paulo e a partir daí se deu essa contaminação, da variante Delta”, conta.

A descoberta dos casos da variante na cidade se deu a partir da remessa dos materiais biológicos para exames pelo Instituto Adolfo Lutz, que por sua vez realiza o sequenciamento genético das amostras positivas em São Paulo. A devolução dos resultados mostrou a ocorrência de 7 casos com a variante.

A enfermeira conta que em relação aos casos foram adotados mesmos procedimentos definidos no protocolo sanitário para a doença, com o isolamento familiar dessas pessoas e o acompanhamento pelos profissionais de saúde. Todos se recuperaram, sem agravamento e sem mortes. “Quero tranquilizar a população que esses casos da Delta não estão ativos. Aconteceram e foram controlados. Não queremos gerar desespero e angustia nas pessoas. Queremos que se conscientizem”, disse.

Márcia destaca que o êxito na recuperação desses pacientes, e na contenção da variante, teve a participação ativa e comprometida dos moradores infectados, em acolherem as orientações e o isolamento. “Esse trabalho trouxe resultados porque tivemos a colaboração de quem estava em isolamento. O comprometimento das pessoas infectadas nos favoreceu para que a gente pudesse controlar uma disseminação maior da variante”, esclarece. “Nesses casos de variante Delta houve muita colaboração”, ressalta.Marcia afirmou que após a ocorrência desses casos e as medidas de contenção adotadas, sobretudo o comprometimento com o isolamento durante o período da doença, não houve nenhum outro registro da variante na cidade.   

Ainda em relação aos 7 casos com a variante Delta, alguns dos pacientes estavam com apenas um dose da vacina.

Depois de um período de quase dois meses sem casos fatais na cidade pela Covid-19, Lucélia teve na última quarta-feira (20) a morte de uma moradora da cidade, que trabalhava na Santa Casa. O caso não tem relação com a detecção das variantes.

Variante tem disseminação maior

De acordo com a enfermeira, os casos de variante Delta apresentam os mesmos sintomas já conhecidos para a doença. Porém, sua disseminação é mais rápida. “A disseminação da variante é mais rápida, é maior. A letalidade, que pode levar a óbito, não é tão grande. Mas a disseminação é muito maior. Acontece com muito mais rapidez”, alerta.

Essa condição exigiu a atenção do serviço público de saúde da cidade. “A gente tinha a preocupação de controlar o mais rápido e com a maior eficiência, para que não houvesse essa disseminação em uma escala maior”, explica. “Hoje estamos numa situação confortável em relação a isso. A gente não soube de mais nenhum caso da variante. E os casos suspeitos bem controlado. Isso não significa que as pessoas devem relaxar”, ressalta.

Ela reafirma o quanto é importante o compromisso daquelas pessoas positivas para o novo coronavírus, em respeitarem o isolamento. Segundo a enfermeira, quando ocorre a constatação são prestadas todas as orientações sobre os cuidados, tratamento e há inclusive a assinatura, pelo morador, de um termo de isolamento. “A gente explica, mas há pessoas que não obedecem. Encontramos no supermercado, por exemplo, aquela pessoa que deveria estar em isolamento”, explica.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular