Janeiro Branco: Mês dedicado aos cuidados com a saúde mental e emocional

31/01/2024 08h36 A psiquiatria é uma das ferramentas para auxiliar quem está num momento difícil da vida.
Redação - Wilson Bettiol , Osvaldo Cruz (SP)
Janeiro Branco: Mês dedicado aos cuidados com a saúde mental e emocional .

Janeiro Branco é o mês de conscientização da saúde mental e emocional. O ano de 2024 começa com a campanha, que visa alertar para os cuidados com a saúde mental e emocional da população, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico.

O Janeiro Branco surgiu em 2014, na cidade de Uberlândia, quando o Psicólogo Leonardo Rezende, pensou em trazer ao público a pauta sobre os cuidados com a saúde mental, apelidando a iniciativa de “Janeiro Branco”.

De acordo com o Instituto Janeiro Branco, a cor branca, por representar simbolicamente uma “folha de papel em branco” ou uma tela em branco, em que podemos escrever nossos projetos, metas, expectativas, desejos, entre outras coisas.

A reportagem do Portal Metrópole de Notícias ouviu o médico com especialização em psiquiatria, Dr. Marcelo Cabrini de Campos, que fala sobre o tema. “A importância é muito grande, visto que os transtornos mentais estão cada vez mais prevalentes. Só no Brasil, a Organização Mundial da Saúde estima em torno de 40 milhões de pessoas com transtornos mentais, quase 20% da população, e é muito importante o lado da conscientização, da informação e da prevenção que a campanha traz.”, disse.

A campanha Janeiro Branco já é feita há 10 anos e esse mês foi escolhido por ser o começo do ano, período em que as pessoas podem trazer alguma frustração do ano passado, muita ansiedade pelo novo ano, e também porque no começo de um novo ano a gente sempre renova os sonhos.

Segundo o médico, é como se fosse um novo ano, uma folha em branco que nós vamos começar a escrever uma nova história de nossa vida. “Temos que buscar a inspiração para escrever uma nova história, recomeçar tudo, buscar corrigir o que não estava bem e colocar como meta a prevenção e o cuidado com a saúde mental.”. 

O profissional da medicina comentou que as doenças mentais podem ter cura, mas em alguns casos tem que ser feito o tratamento e controle para toda vida. “Mesmo aqueles que alcançam a cura, em alguns casos poderão ter eventualmente uma crise. O importante é as pessoas saberem que a psiquiatria está aí para ajudar nos momentos de necessidade, momentos difíceis, e os caminhos são muitos, temos medicamentos excelentes que ajudam as pessoas a superarem os momentos difíceis da vida. É importante cuidar da saúde mental da mesma forma que cuidamos da saúde física, pois ela pode e deve ser tratada sem preconceito algum, o importante é voltar a ter uma vida equilibrada e com alegria de viver.”.

Por fim, o médico deu algumas dicas importantes para as pessoas evitarem o surgimento dessas doenças mentais. “Buscar se desconectar da dependência de internet, telas o dia inteiro, jogos, isso cresce todo dia. É importante meditar, ler um livro, praticar atividade física, ter momentos de lazer, cultivar bons relacionamentos, tendo vínculos com pessoas que te fazem bem, ter boas horas de sono e uma boa alimentação. Não menos importante, é a pessoa ter metas, ter objetivos, ter sonhos, mas sempre dentro de uma realidade, buscando colocar como objetivos o que é possível de ser alcançado. Temos que conhecer nossos limites, saber até onde podemos ir e não hesitar em buscar ajuda quando sentir que algo não está bem.”, concluiu Dr. Marcelo Cabrini.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular