Grávidas que tomaram primeira dose da AstraZeneca devem tomar a 2ª dose da Pfizer em SP

22/07/2021 06h01 Orientação anterior era que gestantes completassem o esquema vacinal só depois de 45 dias do nascimento. Rio de Janeiro foi a primeira cidade a autorizar, em junho, a combinação de imunizantes.
Por G1, São Paulo - SP
Grávidas que tomaram primeira dose da AstraZeneca devem tomar a 2ª dose da Pfizer em SP Vacinação de mulher grávida. (Foto: SAULO ANGELO / FUTURA PRESS / ESTADÃO CONTEÚDO)

O estado de São Paulo determinou nesta quarta-feira (21) que grávidas e puérperas que receberam a primeira dose da vacina AstraZeneca contra a Covid-19 recebam a segunda dose do imunizante da Pfizer. A medida passa a valer a partir de sexta-feira (23).

Anteriormente, a determinação do estado para os municípios era de seguir a orientação do Ministério da Saúde para que grávidas e puérperas completassem o esquema vacinal 45 dias após o parto.

De acordo com a coordenadora do programa estadual de imunização, Regiane de Paula, mais de 9 mil grávidas do estado tomaram AstraZeneca e devem procurar os postos de vacinação na data marcada de sua segunda dose para receber a dose da Pfizer.

Em junho, a Prefeitura do Rio de Janeiro foi a primeira capital brasileira a adotar a combinação de imunizantes para completar o esquema vacinal das grávidas e puérperas que tomaram a vacina da AstraZeneca na primeira dose.

A AstraZeneca foi suspensa para gestantes em maio, após recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por conta de uma “reação adversa”. Desde então, a orientação é a de que as gestantes e puérperas recebam CoronaVac ou Pfizer na primeira dose.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular