Dezoito estados brasileiros relataram falta total ou parcial de vacinas contra a Covid-19 para vacinação pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O desabastecimento foi divulgado nesta quarta-feira (23) em uma apuração do jornal Folha de São Paulo com todas as unidades da federação.
De acordo com a apuração, a escassez é maior entre as doses voltadas ao público infantil menor de 12 anos. No entanto, o Ministério da Saúde negou que haja uma “Falta Generalizada” e disse que houve um “desabastecimento momentâneo”, e que iria começar a fazer novas entregas, mas sem detalhar como.
Parte da dificuldade se deve ao fato de que o governo perdeu mais de 4 milhões de doses devido ao fim do prazo de validade. O volume representa um terço das 12,5 milhões de vacinas compradas da farmacêutica Moderna em 2024.
A empresa entregou lotes com validade curta, mas se comprometeu a repor as doses. o impacto foi sentido na redução das distribuições mensais, que caíram de 3,55 milhões em maio para apenas 550 mil em setembro.
A situação é crítica em grandes cidades, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Goiânia, Salvador e Recife, que já não têm vacinas disponíveis para nenhuma faixa etária. Em São Paulo, a capital aguarda novas doses, mas o site De Olho na Fila, que monitora o estoque nas unidades de saúde, mostra que não há imunizantes em postos localizados no centro da cidade.
A reportagem do Portal Metrópole de Notícias buscou informações junto a Sala de Vacinas em Osvaldo Cruz, e a informação é de que acabou de chegar a vacina contra Covid para crianças, mas que ainda há falta da vacina para adultos.
Um veículo do município esteve em Marília nesta quarta-feira (30) para buscar vacinas e retornou com imunizante infantil, mas o produto está em falta para os adultos.