Chegaram a Presidente Prudente, na manhã desta terça-feira (26), as vacinas da Fiocruz (Oxford/AstraZeneca) contra a Covid-19. Somente para a maior cidade do Oeste Paulista serão direcionadas mais de 3,7 mil doses. No total, foram mais de nove mil doses entregues no Grupo de Vigilância Epidemiológica.
Os imunizantes começaram a ser distribuídos pelo governo do Estado de São Paulo nesta segunda-feira (25). Foram 501 mil doses repassadas aos Grupos de Vigilância Epidemiológica (GVEs) para o abastecimento dos 645 municípios paulistas.
Para a área de abrangência do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Presidente Prudente, ao qual estão vinculados 45 municípios, foram encaminhadas 9,4 mil doses.
Já para a região sob a jurisdição do DRS de Marília, ao qual estão ligados 12 municípios do Oeste Paulista, foram mandadas 13,3 mil doses do imunizante.
A saída dos caminhões começou em menos de 24 horas após o recebimento da remessa no Centro de Distribuição e Logística (CDL) estadual de São Paulo.
As grades devem chegar às regiões até esta terça-feira (26) e cada cidade retirará seu respectivo quantitativo no GVE da região onde está localizada.
Os 56 municípios do Oeste Paulista estão divididos entre os GVEs de Marília, Presidente Prudente e Presidente Venceslau.
As novas doses da vacina da Fiocruz foram viabilizadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde. Assim como nas grades anteriores, a divisão regionalizada é baseada no quantitativo proporcional de vacinas previsto para São Paulo conforme o PNI.
Neste primeiro momento, profissionais de saúde, idosos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência com mais de 18 anos vivendo em instituições de longa permanência, indígenas aldeados e quilombolas receberão as doses, com o apoio de equipes da atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS), segundo as estratégias adequadas ao cenário local.
A inclusão de novos grupos populacionais será norteada pelo PNI.
Duas doses
Em Presidente Prudente, as 3.760 doses da vacina da Fiocruz (Oxford/AstraZeneca) ficarão acondicionadas na Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde, localizada na esquina da Avenida Washington Luís e da Rua Doutor José Foz, no Centro, e devem ser utilizadas após o término do primeiro lote da CoronaVac, que chegou à cidade na última quinta-feira (21).
De acordo com a diretora da Vigilância Epidemiológica Municipal, Vânia Maria Alves Silva, continuam sendo vacinados os profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate à Covid-19. A partir desta quarta-feira (27), também começa a imunização de idosos que vivem em instituições de longa permanência (casas de repouso).
Cada unidade hospitalar já retirou o número de doses correspondente para vacinar os seus funcionários. Já em relação às instituições de longa permanência, equipes volantes da Secretaria Municipal de Saúde irão até os locais para realizar a vacinação.
Ambas as vacinas estão certificadas para uso emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e precisam de duas doses para garantir a imunização.