Detento da Penitenciária de Martinópolis tem morte causada pela Covid-19

20/10/2020 06h18 Além do novo coronavírus, entre as causas do óbito também constam tuberculose pulmonar e insuficiência respiratória. Ele estava internado no Hospital Regional de Presidente Prudente.
Por G1, Martinópolis - SP
Detento da Penitenciária de Martinópolis tem morte causada pela Covid-19 Penitenciária de Martinópolis. (Foto: Reprodução / TV Fronteira)

Um detento de 43 anos da Penitenciária "Tacyan Menezes de Lucena", de Martinópolis, morreu nesta segunda-feira (19), no Hospital Regional de Presidente Prudente. Conforme o Boletim de Ocorrência, entre as causas da morte consta a Covid-19.

O BO foi registrado na Delegacia Participava de Presidente Prudente por um funcionário da Penitenciária de Martinópolis. O servidor afirmou que o preso estava internado no HR desde o dia 14 de setembro.

Ainda segundo o registro policial, entre as causas da morte estão: tuberculose pulmonar, insuficiência respiratória e Covid-19.

O homem é natural de Santo Anastácio e a família ficará incumbida da remoção do corpo, após a liberação pelo Instituto Médico Legal (IML).

Foi requisitado exame necroscópico ao IML. O caso foi registrado como "morte natural".

A Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP) esclareceu ao G1 que a Penitenciária de Martinópolis “não registra casos de presos com Covid-19 e tampouco mortes pela doença”.

Na última sexta-feira (16), segundo a secretaria, um sentenciado que cumpria pena da unidade faleceu no Hospital Regional de Presidente Prudente.

“Ele estava internado desde o dia 14/09/2020, era portador do vírus HIV e foi encaminhado ao hospital após apresentar hemorragia. No dia 17, foi coletado material para realização de exame sorológico para Covid-19 e, até o momento, não há diagnóstico oficial que confirme a doença”, pontuou a SAP.

“A direção da penitenciária cedeu uma psicóloga para prestar o apoio aos familiares do reeducando e, inclusive, auxiliá-los na elaboração da documentação inerente ao óbito”, concluiu.

Penitenciária de Martinópolis

A Penitenciária "Tacyan Menezes de Lucena" fica localizada na Rodovia Homero Severo Lins (SP-284), km 542, em Martinópolis. A capacidade da unidade prisional é de 872 detentos. Até o dia 16 de outubro a população carcerária era de 1.498 presos.

O local tem regime fechado e foi inaugurado em 17 de março de 1999.

Até o dia 21 de setembro, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) não tinha registrado casos positivos ou morte por Covid-19 entre os detentos. Já entre os servidores havia três casos positivos e três suspeitos.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular