Depois de 43 confirmações de Covid em detentos, SAP suspende visitas presenciais na Penitenciária de OC

14/01/2022 09h02 As visitas deste final de semana estão suspensas.
Redação - Acally Toledo , Osvaldo Cruz (SP)
Depois de 43 confirmações de Covid em detentos, SAP suspende visitas presenciais na Penitenciária de OC .

A Penitenciária de Osvaldo Cruz não terá visitas presenciais nestes sábado (15) e domingo (16). De acordo com informações da Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP), a medida se deu após confirmação de casos positivos de Covid-19 entre os detentos.

O pedido de suspensão das visitas presenciais foi feito pelo Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo (Sifuspesp).

A reportagem do Portal Metrópole de Notícias entrou em contato com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) que informou por meio de nota que 43 presos testaram positivo para covid-19 na Penitenciária de Osvaldo Cruz em 2022 e que todos estão em isolamento.

Já em relação as outras penitenciárias da região, 1 detento testou positivo em 2022 e está em isolamento em Flórida Paulista. Em Pacaembu 19 testaram positivo em 2022 e permanecem em isolamento e 8 testaram positivo em 2021 e terminaram o isolamento em 2022, sendo que já estão recuperados. E em Dracena 3 testaram positivo em 2022 e permanecem em isolamento.

A SAP informou ainda que nos casos suspeitos entre os presos, o paciente é isolado e a Vigilância Epidemiológica local é contatada. Os servidores em contato com o paciente devem usar mecanismos de proteção padrão, como máscaras e luvas descartáveis. Se confirmado o diagnóstico, o preso é mantido em isolamento na enfermaria durante todo o período de tratamento.

A pasta estadual destacou em nota que “tanto servidores quanto reeducandos do sistema prisional de São Paulo já foram 100% imunizados com o esquema vacinal completo contra a Covid-19 e atualmente está em andamento a aplicação da terceira dose. Também foram intensificadas a limpeza nos ambientes e orientação para uso de máscaras, higienização das mãos e uso de álcool em gel, além de monitoramento dos grupos de riscos. Servidores com sintoma gripal são orientados pela equipe de saúde sobre o tratamento necessário.”.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular