Dia 13 de julho é considerado o dia da conscientização do TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, que atinge cerca de dois milhões de pessoas no Brasil, segundo o Ministério da Saúde (MS).
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e seus sintomas acompanham o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.
O TDAH na infância em geral se associa a dificuldades na escola e no relacionamento com demais crianças, pais e professores. As crianças são tidas como “avoadas”, “vivendo no mundo da lua” e geralmente “estabanadas”. Crianças e adolescentes com TDAH podem apresentar mais problemas de comportamento, como por exemplo, dificuldades com regras e limites.
Em adultos, ocorrem problemas de desatenção para coisas do cotidiano e do trabalho e se queixam de memória. Também podem ser mais inquietos, mudando de atividade com frequência e impulsividade. Podem ter dificuldade de avaliar seu comportamento e o quanto isto afeta os demais à sua volta. Tais dificuldades podem ainda, estar associados a outros transtornos, como ansiedade e depressão.
Importante lembrar que somente um profissional capacitado pode fazer o diagnóstico, a partir de critérios científicos. Uma avaliação neuropsicológica pode ajudar identificar os sintomas e buscar as intervenções adequadas para cada necessidade.
O tratamento envolve uma equipe multiprofissional, como médicos, psicólogos e psicopedagogos. A orientação familiar também é fundamental para o sucesso do tratamento.
A Psicóloga e Neuropsicóloga Larissa Guirao atende na Rua João Segateli, 43, no centro de Osvaldo Cruz. Agende uma consulta pelo WhatsApp: (14)99692-5777.
Larissa Guirao Sato - CRP: 06/89139