Cidade de SP monitora mulher de 26 anos com suspeita de varíola dos macacos

08/06/2022 07h19 Caso é o único suspeito no estado. Segundo o prefeito Ricardo Nunes, paciente está internada, mas passa bem. Gestão municipal diz que acompanha pessoas próximas à paciente para ter um mapeamento em caso de uma eventual confirmação do diagnóstico.
Por G1, São Paulo (SP)
Cidade de SP monitora mulher de 26 anos com suspeita de varíola dos macacos (Foto: Cynthia S. Goldsmith, Russell Regner/CDC via AP)

A Prefeitura de São Paulo monitora o estado de saúde de uma mulher de 26 anos hospitalizada com suspeita de ter contraído varíola dos macacos.

Segundo o prefeito Ricardo Nunes (MDB), a paciente passa bem. Familiares e pessoas que residem próximo à mulher também são acompanhados pela gestão municipal para, em caso de confirmação do diagnóstico, ter um mapeamento da contaminação.

Nesta segunda (6), o governo do estado já tinha confirmado que um caso era investigado na capital.

Em nota, a gestão de Rodrigo Garcia afirmou que "no momento, o Centro de Vigilância Epidemiológico (CVE) estadual e a prefeitura de São Paulo investigam um paciente para descartar qualquer hipótese da doença".

O Brasil não possui, até o momento, nenhum caso confirmado da doença. Em nota divulgada nesta segunda (6), o Ministério da Saúde informou que sete casos estão em investigação.

Os estados de Santa Catarina, Ceará, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e São Paulo têm um caso suspeito cada um, e há ainda dois casos em monitoramento em Rondônia.

Segundo a pasta, os pacientes "seguem isolados e em recuperação, sendo monitorados pelas equipes de vigilância em saúde. A investigação dos casos está em andamento e será feita coleta para análise laboratorial".

TRANSMISSÃO: veja o que se sabe

SINTOMAS: veja lista

Sintomas e transmissão

Os sintomas iniciais da varíola dos macacos costumam ser febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão.

Veja lista de sintomas e como se proteger

Veja formas de transmissão

"Depois do período de incubação [tempo entre a infecção e o início dos sintomas], o indivíduo começa com uma manifestação inespecífica, com sintomas que observamos em outras viroses: febre, mal-estar, cansaço, perda de apetite, prostração", explica Giliane Trindade, virologista e pesquisadora do Departamento de Microbiologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Dentro de 1 a 3 dias (às vezes mais) após o aparecimento da febre, o paciente desenvolve uma erupção cutânea, geralmente começando no rosto e se espalhando para outras partes do corpo.

"O que é um diferencial indicativo: o desenvolvimento de lesões – lesões na cavidade oral e na pele. Elas começam a se manifestar primeiro na face e vão se disseminando pro tronco, tórax, palma da mão, sola dos pés", completa Trindade, que é consultora do grupo criado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações para acompanhar os casos de varíola dos macacos.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular