A Vigilância Epidemiológica informou que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite teve início nesta semana, em Osvaldo Cruz. A vacinação é destinada para crianças de um a cinco anos incompletos.
Tem início nesta semana também, a Campanha Nacional de Multivacinação para atualização das cadernetas. A ação, é voltada para crianças e adolescentes menores de 15 anos.
A Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação segue até dia 30 de Outubro.
Em Osvaldo Cruz, os pontos para as vacinas são:
- Centro de Pediatria
- PSF Vale do Sol
- PSF Álvaro Campoy
- PSF São José
No dia 17 de Outubro também será realizada o Dia “D” das 8h às 17h em todas as unidades do município.
A Reportagem do Portal Metrópole de Notícias conversou com Camila Rodrigues da Silva, Enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Osvaldo Cruz, que falou sobre o trabalho. “Estamos iniciando nossa campanha nacional de vacinação contra poliomielite e junto, a campanha de multivacinação, que é a atualização de caderneta de vacinação para crianças e adolescentes. A Campanha se iniciou nesta segunda-feira (05) e segue até o dia 30 de outubro.”.
Camila Silva detalhou o público alvo dessas campanhas. “Essa campanha visa a vacina de Poliomielite para crianças de 1 ano a menores de 5 anos, e as crianças e adolescentes devem fazer a atualização da caderneta de vacinação que são menores de 15 anos. A Polio não tem contraindicação, a vacina é aquela da gotinha, a única contraindicação é para o momento em que estamos vivendo, caso a criança esteja com febre é para que leve ela ao médico e não até a unidade com a criança com febre neste dia, porque será dedicado apenas para a vacinação. Caso apareça alguma criança com febre ela será dispensada, não vamos fazer a vacina até porque a vacinação vai durar quase 1 mês. Então quem estiver isolado por conta do Coronavírus, mesmo que não seja a criança, mas está isolado por conta de algum parente estar suspeito, pedimos para que não compareça na unidade, como a campanha vai se estender durante o mês, vamos respeitar e fazer as coisas com consciência, caso contrário não tem contraindicação nenhuma.”, explicou.
Camila aproveitou e pediu para que os pais ou responsáveis levem a caderneta de vacinação, use máscara e que apenas uma pessoa vá de acompanhante com a criança.
Supervisão de Acally Toledo*