Agosto Dourado: Posto de Coleta de leite materno funciona no Centro de Pediatria em OC

14/08/2023 08h49 Governo Federal lançou campanha de doação de leite humano.
Redação - Acally Toledo , Osvaldo Cruz (SP)
Agosto Dourado: Posto de Coleta de leite materno funciona no Centro de Pediatria em OC (Foto: Cedida)

 

O Agosto Dourado foi instituído pela Lei nº 13.435/2.017 e ficou conhecido como o mês a amamentação em razão da comemoração alusiva à Semana Mundial de Aleitamento Materno, iniciada em 1990, num encontro da OMS com o Unicef.

Recém-nascidos prematuros e de baixo peso tem uma chance muito maior de recuperação e de sobrevivência, quando tem acesso ao leite materno.

O uso do leite materno é capaz de reduzir em até 13% a mortalidade infantil até os 05 anos de idade de causas evitáveis, pois trata-se de um produto que atua diretamente no sistema imunológico da criança.

A reportagem do Portal Metrópole de Notícias ouviu a enfermeira Adriana Nobusa, que é Chefe da Sala de Vacinas, onde funciona também o posto de coleta de leite materno. “Nós temos aqui, junto ao Centro de Pediatria, um prédio específico que funciona o Posto de Coleta de Leite Materno, em apoio as mães que têm dificuldade de amamentar, afim de coletar o precioso produto que salva muitas vidas de bebês prematuros ou que nascem abaixo do peso.”, disse.

As mulheres que têm o desejo de doar leite materno devem comparecer a unidade para fazer o seu cadastro e uma triagem, para que sejam feitos exames haverá coleta de uma amostra do leite para ser encaminhada para Marília, onde é feita a análise e aí ela se torna doadora oficial. “O posto de coleta de leite materno doa os frascos esterilizados e kits com máscaras e gorro, além de todas as orientações corretas para que as mães possam fazer essa coleta em sua casa.”, destacou a enfermeira.

Ainda segundo a profissional da saúde, o produto está em falta e chegou a níveis desesperadores durante o período de pandemia, sendo que ainda não está normalizado. “O leite coletado em Osvaldo Cruz é enviado para Marília, onde há um banco de leite que recebe o produto de toda região, e depois de processado adequadamente, volta para os municípios doadores quando há a necessidade. Como Osvaldo Cruz é ligada a direção regional de saúde de Marilia, o produto aqui coletado vai para aquela cidade, que nos atende quando há a necessidade. Quando temos bebês prematuros que precisam ir para a UTI, eles recebem esse leite para que possam ser alimentados, nutridos e serem salvos.”, finalizou Adriana Nobusa.

O atendimento no Posto de Coleta de Osvaldo Cruz, ao lado do Centro de Pediatria, funciona das 7h às 17h, acolhendo com carinho todas as mães doadoras que queiram fazer este ato de amor, ajudando a salvar muitos bebês que nascem antes da hora ou abaixo do peso e mesmo aqueles que nascem e adoecem.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular