Tupã decide manter suspensão das aulas presenciais nas redes pública e privada até o fim do ano

29/09/2020 08h10 Decreto da prefeitura mantém a suspensão das aulas até o fim do atual ano letivo. Ensino infantil de escolas particulares poderá funcionar para aulas de reforço, mas com restrições.
Por Bastos JÁ, Tupã - SP
Tupã decide manter suspensão das aulas presenciais nas redes pública e privada até o fim do ano Escolas públicas e privadas seguirão fechadas pelo menos até o fim do ano, segundo decreto da Prefeitura de Tupã. (Foto: Anderson Cerejo / TV TEM)

A Prefeitura de Tupã (SP) publicou um decreto na noite de sexta-feira (25) determinando a manutenção da suspensão das aulas presenciais nas redes pública e privada da cidade até o término do atual ano letivo. Por conta da pandemia, as aulas na cidade, que foram suspensas no dia 23 de março, só serão retomadas em 2021.

Segundo o secretário de Educação de Tupã, Valdir Pedro Bert, a decisão de estender até o ano que vem a suspensão das aulas presenciais foi tomada com base em uma recomendação do Comitê Municipal de Coronavírus e parecer técnico da área da Saúde.

Esses órgãos indicam que a cidade está em um platô de equilíbrio com relação ao número de casos de Covid-19, mas não apresenta tendência de queda.

O decreto cria apenas uma exceção à regra. As escolas particulares de ensino infantil poderão reabrir a partir do dia 7 de outubro para aulas de reforço escolar, em salas com apenas dois alunos e cumprindo todos os protocolos de prevenção aos riscos de contaminação.

Segundo o secretário, após a suspensão das aulas em março, a prefeitura adotou um replanejamento para trabalhar no sistema de aulas remotas, seguindo orientação do Conselho Estadual de Educação.

As aulas remotas serão mantidas até o término do atual ano letivo para a educação básica da rede pública de Tupã, cumprindo a carga horária prevista em lei.

O secretário explicou ainda que o planejamento para 2021 ainda está sendo feito, mas as matrículas da pré-escola estão previstas para a segunda quinzena de novembro.

Para os anos iniciais e finais dos ensinos fundamental e médio, explica Bert, o sistema é automático na Plataforma SED (Secretaria Digital), levando em conta a geolocalização.

Tupã registra até este sábado (26) 890 casos confirmados de Covid-19, dentro eles o do prefeito Caio Aoqui (PSD). Segundo a prefeitura, 35 moradores já morreram por complicações da doença e outros 820 conseguiram se curar.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular