Tiro de Guerra de Osvaldo Cruz começa o trabalho de seleção para formação da turma de atiradores de 2023

12/09/2022 08h29 No final serão escolhidos 50 jovens para a temporada que vem.
Redação - Acally Toledo , Osvaldo Cruz (SP)
Tiro de Guerra de Osvaldo Cruz começa o trabalho de seleção para formação da turma de atiradores de 2023 (Foto: Reprodução)

 

O Tiro de Guerra 02-089 de Osvaldo Cruz vai começar nesta segunda-feira (12) a preparação para a seleção da turma que vai servir em 2023.

Será um trabalho em várias etapas, sendo que a primeira fase acontece nesta segunda-feira (12) e terça-feira (13), quando os jovens alistados devem com parecer a sede do Tiro de Guerra.

A reportagem do Portal Metrópole de Notícias ouviu o Secretário Geral do Serviço Militar em Osvaldo Cruz, Diorgelis Soares, que fala desse processo de seleção. “Nesta segunda-feira e terça-feira, teremos o início da preparação para formar a turma de 2023. Será o início da Seleção Geral e todos os jovens que se alistaram de janeiro e junho deste ano devem comparecer.”, disse.

Vale lembrar que hoje o comando da 2º Região Militar de São Paulo só aceita o requerimento com atestado médico por incapacidade física de deslocamento desse jovem até a Seleção, fora disso, o jovem terá que comparecer, pois não haverá outra data, já que são dias marcados pelo Comando do Serviço Militar, quando é feito o deslocamento de uma equipe de Seleção, então o jovem deve comparecer.

Diorgelis Soares explicou também as fases seguintes do processo de Seleção. “Depois dessa primeira fase que tem o exame físico e a entrevista com o Subtenente, teremos a parte médica no dia 27 de outubro, quando os jovens retornarão, sendo que teremos então duas situações: ou o jovem vai ser dispensado por motivo de incapacidade física ou questão social, ou ele estará apto devendo retornar em 2023 para a última fase do processo de Seleção que se chama Seleção Complementar.”, destacou.

Na Seleção Complementar serão escolhidos os 50 atiradores que formação a Turma 2023 e os demais farão o Juramento à Bandeira e serão dispensados, recebendo o Certificado de Dispensa.

O Secretário Geral do Serviço Militar em Osvaldo Cruz também deixou uma orientação importante aos jovens alistados. “Vale lembrar que o não comparecimento trará sérias consequências, ou seja, esses jovens ficarão em débito com o Serviço Militar e sofrerão as penalidades impostas pelo regulamento. Serão proibidos de assumir cargos públicos e até privados, não poderão ingressar em universidades, faculdades ou qualquer outro estabelecimento de ensino, não poderão tirar passaporte, entre outros.”, finalizou Diorgelis Soares.

No dia de apresentação na sede do Tiro de Guerra para as etapas de Seleção, os jovens devem se apresentar com calça, calçado fechado como sapato, tênis, além de camiseta, e portar o documento de Alistamento Militar.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular