Procon encontra irregularidades em bar e evento durante fiscalização no Oeste Paulista

13/10/2025 10h43 Ações em Presidente Prudente e em Junqueirópolis fazem parte da atividade #DeOlhoNoCopo, realizada em todo o estado de São Paulo.
Por: g1, Presidente Prudente - SP
Procon encontra irregularidades em bar e evento durante fiscalização no Oeste Paulista Procon fiscalizou bares e evento na região de Presidente Prudente — Foto: Procon-SP/Divulgação

O Procon de Presidente Prudente (SP) realizou fiscalizações em bares e em um evento da região. As ações fazem parte da atividade #DeOlhoNoCopo, realizada em todo o estado de São Paulo.

Segundo Priscila Nishimoto Landin, coordenadora do Núcleo Regional do Procon-SP, seis estabelecimentos foram fiscalizados em Prudente, sendo um autuado por expor à venda bebida com o prazo de validade vencido.

Já em Junqueirópolis, a equipe fiscalizou a tradicional Aceruva. O evento recebeu autuação por descumprir o Protocolo Não se Cale e por insuficiência de placa do Proibido Fumar.

A coordenadora reforçou que a ação do órgão “é importante para verificar eventual irregularidade, tirando do mercado de consumo produtos impróprios para o consumo”.

Ela acrescentou que a fiscalização ainda teve distribuição de panfletos para os fornecedores, com orientações sobre os processos para a aquisição, armazenamento e comercialização segura para o consumidor. “É uma importante forma de educação para que o fornecedor se sinta também mais seguro em comercializar bebidas”, disse.

Mobilização estadual

A operação #DeOlhoNoCopo integra uma mobilização estadual do Procon-SP e de órgãos municipais, em meio às investigações sobre casos de contaminação por metanol em bebidas alcoólicas. A ação busca ampliar a fiscalização e a orientação a comerciantes e consumidores, prevenindo riscos à saúde pública.

Durante a iniciativa, equipes visitam bares, restaurantes e adegas para verificar irregularidades e reforçar cuidados na compra, venda e consumo de bebidas. Além disso, o trabalho também envolve orientações aos comerciantes sobre controle de fornecedores, exigência de nota fiscal, verificação da origem dos produtos e identificação de possíveis sinais de adulteração.

Os consumidores recebem informações sobre seus direitos e medidas de prevenção, como checar rótulos, procedência e validade das bebidas. A proposta é aliar fiscalização e conscientização, garantindo segurança e transparência nas relações de consumo.

Comente, sugira e participe:

Entre no grupo do WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular!