Presidente Prudente recebe o Revelando SP em agosto

22/03/2024 08h56 Maior festival da valorização das culturas tradicionais paulistas está com edital aberto para a indicação de culinaristas, artesãos e artistas.
Assessoria de Imprensa - Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Presidente Prudente (SP)
Presidente Prudente recebe o Revelando SP em agosto .

Presidente Prudente receberá, entre os dias 8 e 11 de agosto, o Revelando SP, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, com gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte. No município, o evento é correalizado pela Prefeitura de Presidente Prudente. A entrada é gratuita.

O festival, que já teve mais de 55 edições ao longo de quase três décadas, oferece ao público uma viagem pelas tradições do estado de São Paulo, por meio de uma amostra de produções artesanais, culinária típica e manifestações culturais, como moda de viola, expressões da cultura tropeira, catira, congada, música e dança de povos originários etc. São saberes passados de geração em geração e que representam a riqueza e diversidade cultural paulista. Além disso, o Revelando SP é ainda palco para a apresentação de grandes nomes da música brasileira.

“Possuímos uma indústria criativa robusta no estado de São Paulo e o Revelando SP é um exemplo disso. Um evento, que engloba gastronomia, dança e artesanato, é uma oportunidade perfeita para fomentarmos e preservarmos a essência da cultura paulista", destaca a secretária de Cultura, Economia e Indústria Criativa do Estado de São Paulo, Marília Marton. 

Em 2023, o Revelando SP teve duas edições, em São José dos Campos e em São Paulo, nas quais estiveram representados mais de 260 municípios, por meio de 127 atividades culturais. Em 2024, o programa foi ampliado e terá cinco edições. A primeira delas será em maio, na cidade de Barretos.

Na culinária, o festival sempre oferece uma infinidade de quitutes, com muitos preparos à base de milho, banana e amendoim, compotas, doces cristalizados, bolinhos, pastéis, queijos, sanduíches, galinhada, feijão tropeiro e pratos com nomes e histórias curiosas, que fazem valer uma prosa com os expositores para ter contato com as origens dessas tradições.

Os artesãos, por sua vez, levam ao festival esculturas produzidas nos mais diversos materiais, arte sacra, tapetes, bolsas, entalhes, bordados, tecelagem, artes variadas em fibras, cipós, papel e palha, entre outros, levando ao público a arte produzida em todo o estado, pelos sertanejos, caiçaras, povos originários e quilombolas.

As expressões artísticas, por fim, se fazem presentes por meio de modas de viola, congada, catira, folia de reis, jongo, fandango, cururu, moçambique, dança cigana, samba de bumbo, coral indígena, violeiros, música caipira, bonecões e muito mais.

“O Revelando SP em Presidente Prudente é importante por mostrar a riqueza cultural e artística da região. Promove o encontro entre talentos locais e apreciadores das mais diversas expressões da cultura popular. É uma oportunidade única de valorizar e divulgar as tradições e a criatividade presentes em Presidente Prudente e arredores, fortalecendo a cadeia produtiva e gerando desdobramentos e transbordamentos sociais e econômicos”, afirma Ed Thomas, prefeito de Presidente Prudente.

Edital aberto

O Revelando SP está com edital aberto para que os municípios indiquem representantes nas áreas de artesanato, culinária e manifestações culturais tradicionais. A ampla participação dos municípios de todas as regiões é essencial para que a diversidade, contemplando o litoral, toda a cultura do interior e a região metropolitana da capital, esteja representada no evento.

Os municípios interessados em indicar representantes, devem se inscrever no edital, disponível no site www.amigosdaarte.org.br. As inscrições ficam disponíveis até 1 de abril.

Todas as edições de 2024

O Revelando SP terá cinco edições em 2024, levando a cultura tradicional paulista a mais regiões do estado:

Barretos – 16 a 19 de maio

Iguape – 13 a 16 de junho

São José dos Campos – 4 a 7 de julho

Presidente Prudente – 8 a 11 de agosto

São Paulo – 12 a 15 de setembro

Sobre a Associação Paulista dos Amigos da Arte

A Associação Paulista dos Amigos da Arte é uma Organização Social de Cultura que trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus 20 anos de atuação, a Organização desenvolveu mais de 70 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.

 

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular