Polícia Científica realiza campanha de coleta de DNA de familiares de pessoas desaparecidas na região de Presidente Prudente

15/08/2025 10h15 Instituto Médico Legal (IML) fica na Rua Tomizio Kawaguti, na Vila Formosa.
Por: g1, Presidente Prudente - SP
Polícia Científica realiza campanha de coleta de DNA de familiares de pessoas desaparecidas na região de Presidente Prudente Instituto Médico Legal (IML) fica na Vila Formosa, em Presidente Prudente (SP) — Foto: Reprodução/TV Fronteira

A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) promove a Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas, na região de Presidente Prudente (SP).

De acordo com a Polícia Civil, a campanha abrange as Delegacias Seccionais de Polícia de Adamantina (SP), Dracena (SP), Presidente Prudente e Presidente Venceslau (SP).

A ação está sob responsabilidade da Polícia Científica, no Instituto Médico Legal (IML), em Presidente Prudente.

De acordo com a Polícia Civil, coleta do material biológico de familiares de pessoas desaparecidas permite o cruzamento de informações com perfis genéticos armazenados nos bancos estaduais, distrital e nacional.

Esse procedimento possibilita a identificação de pessoas encontradas vivas ou falecidas, mas sem identidade conhecida, contribuindo diretamente para a solução de casos e para o amparo às famílias.

Ao g1, o médico legista e diretor do Núcleo de Perícias Médico-Legais de Presidente Prudente, Luis Antonio Gilberti Panucci, explicou que a procura é baixa e que o IML possui materiais de coleta para mais de 50 pessoas.

“O familiar do desaparecido deverá comparecer à delegacia para providenciar a guia de encaminhamento para coleta. Depois, deve ir até o posto do IML na Vila Formosa. A coleta é feita com swab (cotonete) na mucosa oral e é indolor”, pontuou ao g1.

Ainda conforme Panucci, o “DNA é, atualmente, o único exame com certeza acima de 99,9%”.

Para ter acesso ao exame, não é necessário solicitação judicial, basta comparecer com o documento de encaminhamento elaborado nas delegacias e um documento com foto.

Quem pode doar

Podem participar familiares, preferencialmente de primeiro grau da pessoa desaparecida, obedecendo à seguinte ordem de prioridade:

1. Pai

2. Mãe

3. Filhos

4. Irmãos

Serviço

O Instituto Médico Legal fica localizado na Rua Tomizio Kawaguti, nº 404, na Vila Formosa, em Presidente Prudente. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feiras, das 8h às 18h.

Os telefones para contato são o (18) 3917-1372 e (18) 3221-1218.

Comente, sugira e participe:

Entre no grupo do WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular!