Osvaldo Cruz regride a fase laranja do Plano SP

08/01/2021 13h07 Cidades devem seguir as regras da segunda fase mais restritiva do Plano São Paulo, depois de passarem meses seguindo a flexibilização da fase amarela.
Por G1, Osvaldo Cruz - SP
Osvaldo Cruz regride a fase laranja do Plano SP Atualização do Plano São Paulo desta sexta-feira (8). (Foto: Divulgação / Governo de São Paulo)

O Governo do Estado regrediu a região de Marília (SP) e outras três no estado para a fase laranja do Plano São Paulo de flexibilização da economia. A informação foi divulgada durante uma coletiva de imprensa, no início da tarde desta sexta-feira (8).

Além da reclassificação das regiões, foram anunciadas também mudanças nas regras da fase laranja e dos indicadores utilizados pelo governo. A partir de agora, as taxas de casos a cada 100 mil habitantes também farão parte da avaliação.

O Departamento Regional de Saúde (DRS) de Marília estava na fase amarela do Plano São Paulo desde o começo de setembro. A região tinha avançado para essa fase junto com Bauru no início de agosto, mas foi rebaixada novamente 15 dias depois.

A fase laranja, segunda mais restritiva do Plano São Paulo, é considerada uma etapa de atenção, com eventuais liberações. Shoppings, galerias, academias, comércio e serviços podem funcionar desde que respeitando os seguintes critérios, que também tiveram mudanças anunciadas na coletiva:

- Atividades serão permitidas em todos os setores. A exceção é o atendimento presencial de bares, que continua proibido.

- Capacidade de ocupação: antes era de 20% e vai para 40% em todos os setores

- Funcionamento máximo: ampliado de 4 para 8 horas por dia

- Horário de fechamento: atendimento presencial só poderá ser feito até 20h

- Parques estaduais: poderão abrir

Outras regiões do centro-oeste paulista

O Departamento Regional de Saúde de Bauru manteve-se na fase amarela. Está em vigor na cidade um decreto que estendeu a quarentena até o dia 17 de janeiro, mantendo as restrições previstas na fase 3 (amarela), que também sofreu algumas modificações e tornaram-se menos rigorosas:

O que muda na fase amarela:

Capacidade máxima passa a ser limitada a 40% de ocupação para todos os setores. Antes, o percentual variava por setor: academias podiam operar com apenas 30% da ocupação, por exemplo.

O atendimento presencial ao público pode ser feito apenas até às 22h, em todos os setores, exceto no setor de bares, que pode funcionar até 20h.

O horário de funcionamento passa a ser limitado a 10 horas por dia para todos os setores. Antes, o horário variava por setor.

Quatro cidades do centro-oeste paulista que pertencem ao DRS de Araraquara continuam na fase amarela. São elas: Borborema, Ibitinga, Itápolis e Tabatinga.

Outras duas, Quatá e João Ramalho, pertencem ao DRS de Presidente Prudente, região que havia sido rebaixada para fase vermelha, e agora subiu para fase laranja.

Região de Presidente Prudente

A região de Presidente Prudente evoluiu para a fase laranja do Plano São Paulo, de acordo com a atualização feita na tarde desta sexta-feira (8) pelo governo do Estado.

Com isso, o funcionamento de atividades econômicas fica menos restrito e os setores considerados "não essenciais" passa a ter permissão para abrir, seguindo protocolos sanitários.

Desde a última atualização de 2020, realizada no dia 22 de dezembro, os 45 municípios vinculados ao Departamento Regional de Saúde (DRS) de Presidente Prudente estavam classificados na fase vermelha, a mais restritiva, que não permite a abertura do comércio. Era, então, a única região do Estado de São Paulo classificada na etapa mais severa do programa do governo paulista de enfrentamento da pandemia da Covid-19.

Já o Departamento Regional de Saúde (DRS) de Marília, que abrange 12 cidades do Oeste Paulista, que estava na fase amarela, regrediu para a etapa laranja.

O Plano São Paulo é formado por cinco fases: vermelha, laranja, amarela, verde e azul.

Abrangência

Ao Departamento Regional de Saúde de Marília pertencem as seguintes cidades do Oeste Paulista:

- Adamantina

- Flórida Paulista

- Inúbia Paulista

- Lucélia

- Mariápolis

- Osvaldo Cruz

- Pacaembu

- Parapuã

- Pracinha

- Rinópolis

- Sagres

- Salmourão

Já as cidades do Oeste Paulista que pertencem ao DRS de Presidente Prudente são:

- Alfredo Marcondes

- Álvares Machado

- Anhumas

- Caiabu

- Caiuá

- Dracena

- Emilianópolis

- Estrela do Norte

- Euclides da Cunha Paulista

- Flora Rica

- Iepê

- Indiana

- Irapuru

- João Ramalho

- Junqueirópolis

- Marabá Paulista

- Martinópolis

- Mirante do Paranapanema

- Monte Castelo

- Nantes

- Narandiba

- Nova Guataporanga

- Ouro Verde

- Panorama

- Paulicéia

- Piquerobi

- Pirapozinho

- Presidente Bernardes

- Presidente Epitácio

- Presidente Prudente

- Presidente Venceslau

- Rancharia

- Regente Feijó

- Ribeirão dos Índios

- Rosana

- Sandovalina

- Santa Mercedes

- Santo Anastácio

- Santo Expedito

- São João do Pau d'Alho

- Taciba

- Tarabai

- Teodoro Sampaio

- Tupi Paulista

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular