A Prefeitura de Mariápolis (SP) intensificou a vacinação contra a rubéola após a confirmação do primeiro caso da doença neste ano no município. A paciente é uma mulher de 35 anos, segundo informou a administração municipal.
Com o objetivo de evitar novos registros, as equipes da Secretaria de Saúde estão realizando visitas casa a casa para vacinar moradores que estejam com doses atrasadas. A ação está prevista para durar, inicialmente, duas semanas, com atendimentos das 9h às 20h.
Além da mobilização domiciliar, a população também pode procurar o Centro de Saúde Ary Toledo e Silva para atualizar a carteirinha e garantir a imunização. Mariápolis possui cerca de 3.526 habitantes, conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Sobre a doença:
De acordo com o Ministério da Saúde, a rubéola é uma doença viral aguda e altamente contagiosa, causada pelo vírus do gênero Rubivirus, da família Togaviridae, também conhecida como “sarampo alemão”.
A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, principalmente ao tossir, falar ou respirar. O período de infecção vai de cinco a sete dias antes e depois do surgimento das manchas avermelhadas na pele.
Os principais sintomas são:
Febre baixa;
Ínguas atrás das orelhas, na parte posterior da cabeça e no pescoço;
Manchas avermelhadas na pele, às vezes levemente salientes.
O período médio de incubação do vírus é de 17 dias, podendo variar entre 14 e 21 dias. O diagnóstico é confirmado por exames laboratoriais, já que outras doenças, como sarampo e dengue, podem apresentar sintomas semelhantes.