Vinte e dois estudantes da região de Presidente Prudente (SP) foram selecionados para a segunda etapa do Programa Prontos pro Mundo, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), e terão a oportunidade de participar de um intercâmbio cultural no exterior em países de língua inglesa. Os destinos são Austrália, Canadá e Reino Unido.
A iniciativa beneficia alunos da rede pública estadual com viagens de intercâmbio a países de língua inglesa para uma temporada de três meses de estudos.
Os selecionados participaram de um curso intensivo de inglês oferecido pela Seduc-SP após pré-seleção com base no desempenho do aluno no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp).
O programa seleciona 70 mil alunos do 9º ano do ensino fundamental com as melhores notas na prova do Saresp e alta frequência escolar. Se o participante estiver entre os melhores, ganha acesso a um curso online intensivo de língua inglesa.
Estudantes do Oeste Paulista selecionados para intercâmbio no exterior
ALUNO
CIDADE
ESCOLA ESTADUAL
DESTINO
Geovana Ferreira Santos
Dracena
9 de Julho
Canadá
João Jefferson Gentil Santos
Estrela do Norte
Doutor Moacyr Teixeira
Reino Unido
Pietro Aparecido Silva Hipólito
Euclides da Cunha Paulista
Rosa Francisco Mano
Leticia Oliveira Zaganini
Iepê
Ântonio de Almeida Prado
Maria Eduarda de Oliveira Fernandes
Indiana
Professora Maria Ernestina Natividade Antunes
Austrália
Clara Franceline Pereira dos Santos
João Ramalho
Mariana Almeida Belarmino
Marabá Paulista
Gabriel do Nascimento Farias
Martinópolis
João Gomes Martins Corone
João Gabriel Pereira da Costa
Mirante do Paranapanema
Rosana Francisco Piergentile
Roberto Abraão da Silva Almirante
José Quirino Cavalcante
Michele Rosa dos Santos
Nantes
Professor Rage Anderáos
Vinicius Cenedesi Torres
Panorama
João Brasio
Livia Rakelly Sousa da Silva
Paulicéia
Professor Orlando Guirado Braga
Beatrice Victoria dos Santos
Pirapozinho
Lucia Silva de Assumpção
Kamily Martins da Rocha
Epitácio
Professora Marina Amarante Ribeiro Vasques Sanches
Isabelle Pelegrino Silva
Presidente Prudente
Doutor José Foz
Mateus Santos de Menezes
Professora Maria Luiza Bastos
João Victor Augusto Vieira
Ribeirão dos Índios
Carlos Bernardes Staut
Sarah Vitória de Oliveira Funiga
Rinópolis
Doutor Ginez Carmona Martinez
Lorraine Nayara Souza da Silva
Santo Anastácio
Professora Alice Maciel Sanches
José Henrique Barbosa
São João do Pau d'Alho
Professor Salvador Ramos de Moura
Samuel Junior Santos Machado
Taciba
Cleofano Mota
Fonte: Seduc-SP
O programa é dividido em duas fases: Fase 1 Idade: ter no mínimo 14 anos. Histórico escolar: estar matriculado em uma escola da rede pública estadual desde o 6º ano do ensino fundamental. Autorização: obter autorização do responsável legal para participar do programa. Matrícula: estar regularmente matriculado no ensino médio, no ano de aplicação da Fase 1, em uma escola da rede pública da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Desempenho acadêmico: não ter sido reprovado no 9º ano do ensino fundamental e ter registrado percentual de acertos igual ou superior a 50% nas avaliações do Saresp. Frequência escolar: ter uma frequência escolar igual ou superior a 85% no 9º ano do ensino fundamental. Inscrição: assinar o termo de inscrição com anuência do responsável legal. Fase 2 Aprovação na Fase 1: ter sido aprovado e cumprir os requisitos da Fase 1 do Programa Prontos pro Mundo. Continuidade no ensino médio: estar cursando o ensino médio em uma escola da rede pública estadual da Secretaria da Educação. Desempenho acadêmico: ter obtido uma média igual ou superior a 7,0 nas disciplinas básicas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no semestre anterior à seleção. Frequência escolar: ter uma frequência escolar igual ou superior a 85% no semestre anterior à seleção. Curso online intensivo de língua inglesa: ter alcançado uma média igual ou superior a 7,0 no curso de idioma no semestre anterior à seleção. Frequência no curso online intensivo de língua inglesa: ter registrado uma frequência no curso de idioma igual ou superior a 85%. Idade: não completar 18 anos de idade até o término do intercâmbio educacional internacional e seu retorno ao Brasil. Autorização: assinar o termo de inscrição com anuência do seu responsável legal. Ao cumprir todos os requisitos da Fase 2, o aluno dá início ao processo de classificação do programa. Serão utilizadas as notas do Saresp do 9º ano e as notas do curso de inglês online, que, somadas, darão a pontuação final usada para classificar os 1.000 alunos com pontuação mais alta. Os 500 alunos selecionados se unem a outros 500 classificados do ano anterior.