Grupo de Referência do Projeto Guri de Marília realiza apresentação em Bastos

28/06/2022 04h56 Espetáculo gratuito está previsto para acontecer do dia 28 de junho.
Comunicação Guri, Bastos (SP)
Grupo de Referência do Projeto Guri de Marília realiza apresentação em Bastos (Foto: Reprodução)

Os Grupos de Referência do Projeto Guri no Interior e Litoral, programa de educação musical e inclusão sociocultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura retornam aos palcos. Ao longo do mês de junho, serão 12 espetáculos em diferentes espaços e cidades do Estado de São Paulo. Todas as apresentações são gratuitas e abertas ao público.

O Grupo de Referência de Marília -- Percussão exibirá o espetáculo Concerto de Referência Regional com apresentação marcada para o dia 28 do mesmo mês, às 14h30, no Teatro Municipal José Antônio Parra Gomes, em Bastos. Para o espetáculo, o grupo regido pelo músico Jorge Rafael do Nascimento Silva trará repertório diversificado com obras de Mozart a Mercury, e com Alceu Valença. 

O Grupo de Referência de Marília tem como objetivo trazer processos artísticos pedagógicos para a região em busca de evolução artística e musical dos alunos e alunas. O grupo já tocou com Santiago Vazquez (2012), Eduardo Gianesella (2013), Percussions de Tournai (2014), Luiz Guello (2017) e Ricardo Bologna (2019), além de tocar com o percussionista Ari Colares no Teatro Castro Alves, em Salvador, durante o 'PercPan' -- maior festival de percussão do Brasil. Em 2020 e 2021 realizou produções audiovisuais com Alisson Amador e Herivelto Brandino. Para os espetáculos, o grupo regido pelo músico Jorge Rafael do Nascimento Silva trará repertório diversificado com obras clássicas que vão do compositor e instrumentista brasileiro Hermeto Pascoal a Freddie Mercury a partir da utilização de materiais não convencionais nos arranjos das obras.

O que são os Grupos de Referência

Formados por alunos e alunas de diferentes polos do Projeto Guri em estágio avançado de aprendizado, os Grupos de Referência são conjuntos que têm um papel de referência e motivação para os demais integrantes do Projeto. Os GRs, como são conhecidos, oferecem a experiência de compromisso, responsabilidade e execução de repertório qualificado, com desafios técnicos e artísticos compatíveis com seu estágio de desenvolvimento musical. Implantados em 2010, os Grupos concentram hoje 381 Guris e Gurias.

Ao todo, são 13 grupos e nove formações musicais diferentes: grupo de percussão, camerata de violões, camerata de cordas friccionadas, camerata de cordas dedilhadas, orquestra sinfônica, banda sinfônica, big band, coral e coral com percussão. Cada formação desenvolve uma linguagem específica, abordando diferentes épocas e estilos, incluindo música popular e erudita.

Cada grupo ensaia duas vezes por semana, com uma carga horária de quatro horas semanais. Os ensaios acontecem nos polos-sede distribuídos por 13 cidades: Araçatuba, Bauru, Franca, Itaberá, Jundiaí, Lorena, Marilia, Piracicaba, Presidente Prudente, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto e Sorocaba.

Programa de incentivo

Todos os alunos e alunas recebem bolsa-auxílio mensal para despesas com transporte e manutenção dos instrumentos, entre outros benefícios, viabilizando a participação do aluno nas aulas, ensaios e apresentações, incentivando seu desenvolvimento musical. Há também um auxílio deslocamento aos alunos que moram mais distantes do polo. Integrantes que não possuem instrumento podem participar do 'Toca Mais, Guri', um programa de empréstimo no qual, durante o ano, alunos e alunas contam com um instrumento musical para os estudos domiciliares e utilização em ensaios e concertos.

Na cidade de Marília, o Projeto Guri tem o apoio da Prefeitura Municipal de Marília. E nos espetáculos do mês de junho contou também com o apoio das Prefeituras Municipais de Vera Cruz e Bastos.

SERVIÇO

Grupo de Referência de Marília -- Percussão

Concerto de Referência Regional

Data: 28/06/2022

Horário: 14h30

Local: Teatro Municipal 'José António Parra Gomes'

Endereço: Av. 18 de junho, 250, Centro -- Bastos/SP

Entrada gratuita

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular