Equipes técnicas dos municípios parceiros participam de capacitação para implantação da Residência Inclusiva

27/09/2022 05h26 O tema abordado é a Introdução ao Serviço de Acolhimento para Jovens e Adultos com Deficiência em Residência Inclusiva, no Contexto da Política de Assistência Social.
Por Assessoria Adamantina, Adamantina (SP)
Equipes técnicas dos municípios parceiros participam de capacitação para implantação da Residência Inclusiva (Foto: Reprodução)

Serviço será custeado pelos municípios de Adamantina, Mariápolis, Flórida Paulista, Dracena e Osvaldo Cruz e a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo. 

Após a assinatura do convênio para implantação da residência inclusiva, uma nova etapa tem início. Nesta segunda-feira (26), acontece a primeira de três ações formativas sobre a Implantação e Funcionamento da Residência Inclusiva Regional que consiste em um serviço de acolhimento para jovens e adultos com deficiência acima de 18 anos.

O tema abordado é a Introdução ao Serviço de Acolhimento para Jovens e Adultos com Deficiência em Residência Inclusiva, no Contexto da Política de Assistência Social.

Os próximos encontros acontecerão ainda essa semana é terão como temáticas: Capitação Técnica; Importância da Articulação com a rede local; Público das Residências Inclusivas; Metodologia de Atendimento; Recurso Financeiro do Residente (BPC) e Periodicidade de Capacitação Continuada.

A residência inclusiva é um serviço que será executado pela APAE, por meio de uma equipe contratada que é composta por um coordenador e cuidadores, em parceria com os municípios de Adamantina, Mariápolis, Flórida Paulista, Dracena e Osvaldo Cruz e conta com a coparticipação da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo.

Para a execução, o município receberá R$180.038,40 do estado e mais R$180.038,40 cofinanciado pelos municípios parceiros e mais 54 mil reais do estado para aquisição de material permanente.

"Essa é mais uma etapa da implantação. Vamos formar e qualificar os profissionais. Estamos construindo de maneira coletiva sempre com o foco de atender uma necessidade presente na Alta Paulista", afirma Maria Bernardete dos Santos Torres- Diretor Técnico I -NUASU-DRADS APL Dracena. A próxima etapa será a inauguração do local em que abrigará os residentes.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular