Em visita a Dracena, ministro Márcio França anuncia linha de crédito com garantia do governo federal para empreendedores

22/03/2024 08h19 Agenda oficial teve participação no 5º Fórum da Associação Nacional das Instituições Municipais de Ensino Superior (Animes), no Auditório 'Professor Geraldo Mariano Alves'.
Por G1, Dracena (SP)
Em visita a Dracena, ministro Márcio França anuncia linha de crédito com garantia do governo federal para empreendedores Foto: Renato Campanari/TV Fronteira

O ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, participou, nesta quinta-feira (21), da programação do 5º Fórum Nacional da Associação Nacional das Instituições Municipais de Ensino Superior (Animes), no Auditório “Professor Geraldo Mariano Alves”, da Fundação Dracenense de Educação e Cultura (Fundec), em Dracena (SP).

Durante o evento, o ministro também conversou com o diretor executivo da TV Fronteira, empresário Paulo César de Oliveira Lima, que destacou a importância da educação para o desenvolvimento do Brasil.

"São 90 mil alunos, 120 mil vagas existentes por todo o país. Nós temos que acreditar na força da educação como um projeto de mudança, de construção, de iluminar a sociedade", afirmou Paulo Lima.

Em entrevista exclusiva ao repórter Renato Campanari, da TV Fronteira, o ministro falou sobre a agenda no Oeste Paulista e também sobre propostas importantes para o desenvolvimento da região de Presidente Prudente (SP).

Ele anunciou uma linha de financiamento especial, que vai se chamar Pró Cred 360, para ajudar os pequenos empreendedores, com uma garantia do governo federal e juros mais baixos.

Ministro Márcio França cumpre agenda em instiuição de ensino superior, em Dracena

Veja abaixo os temas abordados na entrevista:

Visita ao Oeste Paulista

França contou que veio a Dracena para realizar uma palestra sobre empreendedorismo para as faculdades públicas municipais que existem em todo o Brasil.

"São mais de 60, muitas estavam aqui, hoje, falando sobre o futuro. Enfim, os nossos novos institutos federais que vão ser feitos aqui, no Brasil, 100 novos e também a possibilidade de parceria entre governo federal e as faculdades municipais porque em algumas faculdades municipais há espaço que pode ser ocioso e que a gente pode ocupar com alunos públicos federais", explicou o ministro.

Agronegócio

"Olha, o agro é super importante para o Brasil, é ele que garante e garantiu no ano passado um crescimento acima da média. Neste início de ano, nós estamos com um crescimento, de novo, acima da média. Vamos surpreender no final do ano, mas é preciso lembrar que nós precisamos do agro de ponta a ponta porque, por exemplo, você produz, digamos, soja, aí faz uma grande área de soja, você pega a soja e coloca num caminhão, o caminhão vai até Santos [SP]. Você exporta a soja crua, em granel, para outros países. A gente precisa colocar essa sequência inteira no país para que o emprego também fique aqui", disse Márcio França.

Geração de empregos

"Quem gera mais emprego no Brasil são os pequenos negócios, os pequenos empreendedores. Eles formam 22 milhões de pessoas, MEIs [Microempreendedores Individuais], comércios… Se você olhar na rua, todo comércio que você olhar, ele é MEI, micro, pequeno. Então, ele tá em 99% dos CNPJs [Cadastros Nacionais de Pessoas Jurídicas] do Brasil. Eles geraram agora, pelo Caged [Cadastro Geral de Empregados e Desempregados], 70% dos empregos, então, nós precisamos incentivar essas pessoas também a terem fôlego", argumentou.

França também informou que o governo federal pretende criar uma linha de financiamento especial para os empreendedores.

"Eles tiveram muita dificuldade durante a pandemia, pegaram dinheiro emprestado num valor, o dinheiro cresceu muito caro, muitos ficaram devendo, então, vamos lançar um Desenrola para as pessoas, o presidente Lula autorizou ainda este mês o Desenrola e depois uma linha de financiamento especial que vai chamar Pró Cred, que é uma linha para que ajude os pequenos empreendedores, Pró Cred 360, que vai permitir que um empreendedor pegue um empréstimo com uma garantia do governo, com um juro bem mais barato", afirmou o ministro.

Energia

"São Paulo é um estado diferente dos outros. As coisas aqui funcionam de maneira mais forte, mais robusta. O que tem surgido de grande impacto é a transição energética. Hoje, ao pousar o avião em Dracena, eu percebi várias fazendas de energia, de captação de energia. Essa captação de energia está sendo feita em grande volume tanto no interior de São Paulo como em Minas [Gerais], porque aqui nós já temos as redes transmissoras e energia, se você produzir, você tem para quem vender", pontuou.

Remédios

"Então, eu diria que essa porta da energia e a área de saúde, em especial, de fármacos, são as áreas de maior crescimento porque as pessoas estão vivendo mais e naturalmente usam mais remédios. Então, são as áreas de grande crescimento para a gente não ficar só dependendo da expansão do agro. O agro é importante, mas nós temos que ir do agro para frente também", finalizou o ministro.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular