Em Adamantina, Centro de Inovação da Educação Básica tem espaço criativo para alunos da rede pública

26/02/2024 08h43 Espaço busca promover e impulsionar a inovação no ambiente educacional.
Por: Siga Mais, Adamantina - SP
Em Adamantina, Centro de Inovação da Educação Básica tem espaço criativo para alunos da rede pública Escola Municipal Nelson Magnani, de Mariápolis (Arquivo CIEBP de Adamantina).

Adamantina tem um Centro de Inovação da Educação Básica Paulista (CIEBP), estrutura da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. O espaço local foi inaugurado oficialmente em agosto do ano passado e funciona no andar superior do campus I do Centro Universitário de Adamantina (FAI), à Rua Nove de Julho, 730, centro.

Conforme seus representantes, o CIEBP é um local que busca promover e impulsionar a inovação no ambiente educacional, permitindo a criação, o desenvolvimento, a avaliação e a disponibilização de práticas tecnológicas voltadas a superação dos desafios da educação pública contemporânea.

No espaço estudantes e professores têm a oportunidade de explorar, aprender e colocar em prática a criatividade ao desenvolverem diferentes projetos.

O programa oferece sete espaços preparados para receber gestores, professores, estudantes e todos aqueles da comunidade escolar que estiverem dispostos a criar e a inovar. São o Hub de Inovação, Programação Descomplicada, Estúdio, Cultura Maker, Cultura Digital, Robótica e Modelagem, Prototipagem Fabricação Digital.

E ainda, salas temáticas com foco em metodologias ativas, desenvolvimento do pensamento computacional, criação de protótipos e projetos eletromecânicos utilizando Arduino e Micro:bit; modelagem e produção de protótipos, com o apoio de equipamentos computadorizados como impressora 3D e mesa de corte a laser; e atividades alinhadas à educomunicação, produções audiovisuais e programação.

O Centro oferece trilhas formativas, formação de professores, mentorias e minicursos envolvendo diversos campos da tecnologia pautados no Currículo Paulista e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As trilhas formativas são segmentadas nas temáticas: Sustentabilidade e Meio-Ambiente, Educação 5.0 e Internet das Coisas (IoT), Mundo do Trabalho e Projeto de Vida. Os visitantes também podem conhecer e utilizar plataformas gratuitas que possibilitam a criação de podcasts, histórias em quadrinhos digitais, criação de apps e web sites, entre outras atividades. Quem pode realizar o agendamento de visitações no CIEBP?

Podem realizar o agendamento os responsáveis pelas unidades escolares estaduais e municipais e/ou professores vinculados as unidades escolares. Para maiores informações entre em contato pelo e-mail ciebp.adamantina@educacao.sp.gov.br ou telefone: (19) 99642-6241.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular