Mais de 1,2 mil servidores da Receita Federal do Brasil (RFB) em todo o país participaram, entre os dias 10 (sexta-feira) e 12 de abril (domingo), de um mutirão de regularização de CPF. Foram atendidas em todo o Brasil mais de 90 mil solicitações de regularização e no início desta segunda-feira (13), restavam pouco mais de 7 mil pedidos não analisados.
Somente no estado de São Paulo, mais de 430 servidores da RFB participaram do mutirão de regularização de CPF. Juntos, eles responderam a mais de 20 mil mensagens enviadas por contribuintes para uma caixa postal eletrônica criada exclusivamente para atender a demandas relacionadas ao CPF, informou a Receita Federal.
Nessa força-tarefa, Delegacia Regional da RFB de Presidente Prudente participou com quatro servidores e atendeu a 480 mensagens, segundo números computados de sexta-feira até domingo. Na região circunscrita pela Receita Federal, que compreende 56 municípios, incluído Presidente Prudente, o total de CPF na condição de aguardando regularização somava 2.170.
O e-mail corporativo começou a funcionar no dia 19 de março para evitar que os contribuintes saíssem de casa durante a pandemia da covid-19. A procura pelo serviço aumentou nos últimos dias por conta do cadastro para o auxílio emergencial oferecido pelo governo federal em decorrência da crise causada pela situação de emergência. Um dos requisitos para o recebimento do benefício é a regularidade cadastral no CPF.
Além do mutirão, a Receita Federal finalizou, no sábado, o processamento dos CPFs com pendências de natureza eleitoral nas bases administradas pela Instituição.
Após a regularização na Receita Federal, o usuário deve aguardar a atualização do CPF na base de dados do aplicativo da Caixa Econômica Federal.