Cursos de medicina de Dracena e Adamantina têm nota '1' no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica

20/01/2026 10h05 Unimar teve nota 2; Unoeste conseguiu nota 4; Famema (Marília) é nota 5
Por: OCNET, Adamantina - SP
Cursos de medicina de Dracena e Adamantina têm nota '1' no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica Foto: Folha de SP

Os cursos de medicina que funcionam em instituições de Dracena e Adamantina obtiveram nota "1" no Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica), divulgada pelos ministérios da Educação (MEC) e da Saúde nesta segunda-feira (19).

Eles fazem parte dos 99 cursos de medicina no país, que podem ser punidos por não alcançarem notas satisfatórias. 30% dos cursos tiveram desempenhos insatisfatórios.

Em Adamantina o curso é mantido pelo Centro Universitário de Adamantina (FAI) e em Dracena pela instituição Faculdades de Dracena.

Como esta é a primeira avaliação, a penalização deve ser gradativa, de acordo com a pasta da Educação.

O Enamed foi criado pelo MEC para avaliar a qualidade na formação de médicos do Brasil, é obrigatório para todos os estudantes do último ano e será anual a partir de aqui. Ele é de responsabilidade do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). A avaliação mantém notas que vão de 1 a 5.

O que pode acontecer?

As instituições com conceito 1 ou 2 no exame estarão sujeitas a penalidades. Cursos com conceito 2 terão redução de vagas para ingresso. Já aqueles com conceito 1 terá suspensão total do ingresso de novos estudantes.

Outro curso da região com nota 1:

- UNIÃO DAS FACULDADES DOS GRANDES LAGOS (UNILAGO) de São José do Rio Preto;

Nota 2 também é insatisfatória. Outros cursos da região que obtiveram nota 2:

- FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS DE PENÁPOLIS - Nota 2;

- UNIMAR (Universidade de Marília) - Nota 2;

E a Unoeste (Prudente)? E a Famema (Marília).

O curso de Medicina da Unoeste (de Presidente Prudente) obteve Nota "4" (satisfatória) no Enamed.

Entre os cursos da região o de melhor nota foi o da FAMEMA - Faculdade de Medicina de Marília, com conceito 5 (máximo) no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025.

Reação

Em nota, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes) “manifesta profunda preocupação com a condução adotada pelo Ministério da Educação e pelo Inep em relação ao Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed)”.

“Grave é atribuir ao Enamed, já na sua edição inaugural, efeitos punitivos severos, como restrição de vagas e o impedimento de novos ingressos, sem qualquer período de transição, validação progressiva ou diálogo estruturado com o setor educacional”, argumenta.

Diante disso, a Abmes “reforça a importância de que o Ministério da Educação reveja sua postura, de modo que os resultados do Enamed 2025 sejam tratados exclusivamente como diagnóstico inicial, voltados ao aperfeiçoamento das próximas edições”.

Comente, sugira e participe:

Entre no grupo do WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular!