Com futura duplicação da SP-294, imagem religiosa no trevo de Adamantina pode ter local alterado

12/03/2020 06h17 ARTESP garante que comunidade e responsáveis serão consultados antes da tomada de qualquer decisão.
Redação - Acally Toledo - Informações: Siga Mais, Adamantina - SP
Com futura duplicação da SP-294, imagem religiosa no trevo de Adamantina pode ter local alterado Imagem de Nossa Senhora Aparecida, no trevo de Adamantina. Ao fundo, a Rodovia Comandante João Riberio de Barros. (Foto: No Click com o Senhor)

A anunciada concessão da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294) à iniciativa privada e o pacote de investimentos em infraestrutura para o trecho que contempla Adamantina, entre os quais a duplicação da via e novos trevos de acesso, podem eventualmente exigir a remoção da imagem religiosa de Nossa Senhora Aparecida instalada no trevo principal da cidade.

A partir de sugestão de pauta de internauta que levantou essa possibilidade, o tema foi levado pelo SIGA MAIS à ARTESP (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo), que conduz o processo de concessão.

Em resposta, o órgão informou que a possibilidade existe, mas a necessidade de eventual remoção da imagem para outro local só será conhecida após a conclusão dos projetos executivos das obras. "Somente após finalizados os projetos executivos das obras é que será possível determinar se haverá necessidade de mudança de local da imagem de Nossa Senhora Aparecida existente no trevo", informou a ARTESP.

Ainda de acordo com o órgão, na eventualidade da necessidade de remoção da imagem, a comunidade será consultada. "Caso seja necessário a alteração de localização, a comunidade e órgão responsável pela imagem serão consultados antes da tomada de qualquer decisão", concluiu.

Há monumentos e imagens religiosas também instalados em outras cidades da região.

Concessão e obras

O contrato de concessão do Lote Pipa (Piracicaba/Panorama), que inclui a SP-294, em Adamantina, ainda não foi assinado, o que deve ocorrer ao final deste primeiro semestre de 2020. Somente após a assinatura começa a contagem dos prazos e execução do cronograma de investimentos, estimados em R$ 14 bilhões. O leilão do lote Pipa aconteceu em janeiro, sendo vencedor o Consórcio Infraestrutura Brasil, liderado pelo Fundo Pátria Investimentos e o fundo soberano de CIG, de Cingapura (veja mais).

Entre as intervenções previstas estão 600 quilômetros de duplicações e novas pistas (contornos urbanos). Também haverá faixas adicionais e vias marginais, entre outras, obras que melhoram a fluidez e a segurança viária. Serão implantados, ainda, acostamentos, novos acessos e retornos, recuperação de pavimento, passarelas e ciclovias. Para a SP-294, estão previstas sete novas praças de pedágio no trecho Bauru/Panorama (veja mais).

Os detalhes das obras, para Adamantina - conforme a ARTESP - serão conhecidos somente após a conclusão dos projetos executivos.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular