A forte chuva que atingiu o Oeste Paulista nesta sexta-feira (12) provocou enxurradas e alagamentos em diferentes pontos. A Prefeitura de Presidente Prudente informou que o temporal que atingiu a cidade durante a manhã já ultrapassou a marca de 40 mm.
Um dos locais afetados foi a Escola Municipal Professora Odetty Roriz Brandão, no Parque São Matheus, onde água e barro invadiram salas de aula, a administração e a diretoria. Mais de 40 funcionários, além de pais de alunos, se mobilizaram para retirar a água. Outras cinco unidades foram afetadas, segundo a prefeitura.
No momento do alagamento, algumas crianças estavam na unidade para participar da entrega de medalhas e certificados da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP). O evento precisou ser cancelado, pois o pátio ficou tomado pela água.
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil identificou alguns pontos de alagamento e colocou as equipes nas ruas para orientar motoristas e prestar apoio aos moradores.
Conforme informou a prefeitura, por meio de nota, as escolas municipais que registraram alagamentos foram: Mariana Franklin, Dirce Mascarenhas, Gilza Garm, Rui Carlos Vieira Berbert e Rosy Odette R. Brandão. Alunos foram remanejados de forma segura e na unidade Walter Marques, as aulas precisaram ser suspensas.
As equipes de manutenção já estão percorrendo as unidades para auxiliar nos reparos.
Outro ponto com acúmulo de água foi a Avenida Tancredo Neves. Segundo a Defesa Civil estadual, algumas ruas do bairro Santo Expedito também registraram alagamentos, e equipes contabilizam os danos.