Bombeiros de Tupã resgatam Lobo-Guará em granja de Bastos

04/11/2017 17h02 Este animal é de uma espécie em risco de extinção.
Redação - Kako de Oliveira - Fonte: Bastos JÁ, Bastos - SP
Bombeiros de Tupã resgatam Lobo-Guará em granja de Bastos O animal foi resgatado de dentro de um paiol da granja. (Foto: Cedida / Corpo de Bombeiros)

Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Tupã resgatou um lobo-guará no interior de uma granja em Bastos, nesta sexta-feira, dia 3. De acordo com as informações, o animal estava agressivo e foi capturado dentro de um paiol.

Como o  animal apresentava sinais de desnutrição, ele foi levado para uma clínica veterinária em Tupã, onde foi sedado para avaliação. O lobo-guará permanecerá internado até se recuperar, antes de ser devolvido ao seu habitat natural, pela Polícia Militar ambiental.

O lobo-guará vive em regiões abertas, como campos e matas de capoeira. Ocupa o bioma do Cerrado. Também ocorre em algumas regiões de transição para a Caatinga e Mata Atlântica, sendo encontrado principalmente nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.

O lobo é considerado em situação vulnerável pela avaliação do Ministério do Meio Ambiente e o ICMBio. Essa situação varia de um estado para outro, sendo que no Rio Grande do Sul é considerado criticamente ameaçado.

A proximidade do seu habitat com regiões ocupadas gera conflitos de convivência da espécie com o ser humano. É muito difundida a ideia do lobo  ser mau e atacar os animais domésticos e as pessoas, mas ele não é agressivo.

Em certas regiões ele caça galinhas, despertando a fúria dos pequenos produtores rurais. No entanto, os ataques do lobo às galinhas não afeta tanto como se costuma pensar.

Muitas vezes, são outros animais que atacam e os lobos levam a culpa.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular