Arsesp divulga novas tarifas da Sabesp para 2026 no Oeste Paulista

03/12/2025 08h12 Atualização será de 6,11%, equivalente ao IPCA acumulado; cidades atendidas, incluindo Osvaldo Cruz, não terão aumento real na tarifa de água e esgoto.
Por: CBN Prudente, Osvaldo Cruz - SP
Arsesp divulga novas tarifas da Sabesp para 2026 no Oeste Paulista Conta de água fica mais cara no Oeste Paulista | Foto: Marcos Fiorentino/Portal CBN Prudente

A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) publicou, nesta segunda-feira (1º), as novas tabelas de valores de tarifas a serem aplicadas pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) em 2026 nas 37 cidades atendidas pela empresa no Oeste Paulista. O documento considera o período de julho de 2024 (entrada em vigor do novo contrato) a outubro de 2025, e prevê apenas correção da variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado nos 16 meses, de 6,11%. Não houve aumento real para o consumidor.

No Oeste Paulista, as 37 cidades afetadas são:

Adamantina (SP),

Alfredo Marcondes (SP),

Álvares Machado (SP),

Anhumas (SP),

Caiabu (SP),

Emilianópolis (SP),

Estrela do Norte (SP),

Euclides da Cunha Paulista (SP),

Flora Rica (SP),

Flórida Paulista (SP),

Inúbia Paulista (SP),

Lucélia (SP),

Marabá Paulista (SP),

Mariápolis (SP),

Mirante do Paranapanema (SP),

Narandiba (SP),

Nova Guataporanga (SP),

Osvaldo Cruz (SP),

Parapuã (SP),

Piquerobi (SP),

Pirapozinho (SP),

Pracinha (SP),

Presidente Bernardes (SP),

Presidente Epitácio (SP),

Presidente Prudente (SP),

Regente Feijó (SP),

Ribeirão dos Índios (SP),

Rosana (SP),

Sagres (SP),

Salmourão (SP),

Sandovalina (SP),

Santa Mercedes (SP),

Santo Anastácio (SP),

Santo Expedito (SP),

Taciba (SP),

Tarabai (SP) e

Teodoro Sampaio (SP).

Esta é a primeira vez que a agência delibera sobre as tarifas desde a desestatização da companhia. De acordo com o diretor-presidente da Arsesp, Daniel Antonio Narzetti, a aplicação do novo modelo regulatório segue “rigorosamente o previsto no novo contrato de concessão, reforçando a importância de uma regulação forte e independente, e o compromisso com a transparência, equilíbrio do contrato e a defesa dos interesses da população”.

Desde julho de 2024, a Sabesp já investiu, conforme balanços da companhia, cerca de R$ 15 bilhões na ampliação e na melhoria da infraestrutura de saneamento das regiões que atende, R$ 10,4 bi de janeiro a setembro de 2025, aumento de 151% em relação ao aplicado no mesmo período do ano passado. Mesmo com a alta significativa nos investimentos, a tarifa de referência calculada pela Arsesp para esta primeira revisão ficou 15% abaixo da estimada para a Sabesp estatal.

Comente, sugira e participe:

Entre no grupo do WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular!