Um apagão atingiu diversas cidades do Oeste Paulista na madrugada desta terça-feira (14), afetando, entre outras, Presidente Prudente, Presidente Bernardes, Indiana, Presidente Epitácio, Santo Anastácio, Álvares Machado, Parapuã, Osvaldo Cruz e Adamantina. O fornecimento de energia foi restabelecido por volta de 1h20.
Segundo o governo federal, a interrupção foi causada por um incêndio em uma subestação no Paraná, que impactou o Sistema Interligado Nacional (SIN) — responsável pela transmissão de energia entre diferentes regiões do país. A medida de desligamento temporário da rede foi determinada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para garantir a segurança do sistema.
A falta de luz durou entre 8 minutos e 1 hora, e não houve impactos em serviços essenciais, como hospitais ou locais de armazenamento de vacinas, que contam com geradores próprios, segundo a Prefeitura de Presidente Prudente. A região é atendida pela Neoenergia, que ainda não comentou sobre os efeitos do apagão em sua área de abrangência.
O Sistema Interligado Nacional (SIN) conecta usinas, subestações e linhas de transmissão em quase todo o Brasil, permitindo o fornecimento de energia de forma coordenada e segura.