Alcançar a cura da doença pode ser mais fácil quando se tem ajuda. Centenas de famílias atendidas pelo Núcleo de Oncologia da Santa Casa sabem que, nesse momento, enfrentar o câncer é ainda mais difícil quando se está sozinho.
Pensando no apoio que amigos e familiares podem proporcionar aos pacientes, a Santa Casa de Tupã amplia a sala de recepção do Núcleo de Oncologia para ajudar aqueles que também ajudam.
Em muitos casos, os pacientes que já se encontram fragilizados pelo tratamento, ficam ainda mais impossibilitados de se locomover, após as sessões de quimioterapia. Para que a caminhada seja um pouco mais leve, eles contam com o apoio de cuidadores, familiares ou amigos que os acompanham em suas sessões.
Mas a rotina também não é fácil para os acompanhantes, que em sua maioria são de outras cidades. O Núcleo de Oncologia da Santa Casa atende 16 municípios da região e mais de 200 pacientes. Para voltar às suas cidades, muitos dependem de conduções, sem ter um local apropriado para descanso. Todo esse esforço pode ser minimamente recompensado até o final deste ano, com a ampliação do Núcleo de Oncologia, que segue em ritmo acelerado.
Com apoio da Rede Feminina de Combate ao Câncer, a Santa Casa espera entregar a obra antes da chegada do Natal, se o tempo colaborar com o andamento dos trabalhos.
A ampliação do Núcleo de Oncologia terá cerca de 80 metros quadrados. A primeira etapa dos serviços foi inaugurada no final do mês de junho do ano passado.
As obras ocorrem com a construção da sala de recepção, copa, nova sala da Rede Feminina e dois sanitários adaptados. Vale lembrar que os atendimentos do Núcleo de Oncologia não foram paralisados com o andamento das obras no local.
A Santa Casa tem recebido apoio de várias instituições para executar a construção do Núcleo de Oncologia. Os trabalhos contam com apoio de subvenções repassadas pelo Fórum da Comarca de Tupã e da Comarca de Osvaldo Cruz.
A Santa Casa informou que os recursos utilizados nas obras não são retirados do hospital, pois são angariados por meio de doações. A reforma está avaliada em cerca de R$ 150 mil. Quase metade desse valor, cerca de R$ 70 mil, estão sendo doados pela Rede Feminina de Combate ao Câncer, para colaborar com as obras e o atendimento aos pacientes e seus acompanhantes.