Adamantina poderá ter 5G ainda neste semestre, prevê Vivo

10/02/2025 08h44 Empresa informou previsão em resposta a ofídio dos vereadores Aguinaldo Galvão e Eder Ruete.
Por: Siga Mais, Adamantina - SP
Adamantina poderá ter 5G ainda neste semestre, prevê Vivo Edificio da Vivo em Adamantina (Siga Mais).

Adamantina poderá ter tecnologia 5G na telefonia celular ainda neste semestre, pela operadora Vivo. A previsão foi dada pela gerente de relações institucionais da empresa para as áreas DDD 14, 17 e 18, Patrícia Rodrigues Barros, em resposta a ofício de iniciativa dos vereadores Aguinaldo Galvão e Eder Ruete. “Informamos que consta previsto para o primeiro semestre do corrente ano a ativação do sinal 5G neste município", diz a representante da Vivo.  

Aguinaldo Galvão tem atuado com diferentes cobranças à empresa de telefonia e se mobilizou pela instalação da torre de telefonia no bairro Lagoa Seca. “Esta é uma solicitação que tenho feito há tempos para a cidade. Agradeço a atenção da gerente Patrícia Rodrigues Barros, que viabilizou também meu pedido da antena no bairro Lagoa Seca”, ressalta o vereador.

A chegada do 5G às cidades depende de legislação municipal que autorize os serviços às operadoras homologadas pela Anatel. Em Adamantina isso ocorreu em fevereiro do ano passado. Com leis locais aprovadas, o cronograma de instalação depende do cronograma das empresas de telefonia.  

O 5G exige um número de antenas até 10 vezes maior que o 4G. São equipamentos pequenos (alguns do tamanho de uma caixa de sapatos), posicionados de acordo com o número de usuários e do alcance e que pode estar associado aos mais variados espaços, como semáforos e fachadas de imóveis.

Dado essas características, entre outros requisitos técnicos, foi necessária a atualização da legislação municipal para garantir segurança jurídica às operadoras, para instalação dos equipamentos.

Comente, sugira e participe:

Entre no grupo do WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular!