Tradicionalmente o mês de janeiro é uma época de muita chuva na maior parte do Brasil, mas especialmente nos estados da região Sudeste. Além do calor e da grande disponibilidade de umidade no ar, ingredientes básicos para formação das grandes nuvens carregadas, com potencial para temporal, a atuação de corredores de umidade e da ZCAS – Zona de Convergência do Atlântico Sul – é o principal motivo para as chuvas volumosas deste mês.
A região onde mais chove na no Sudeste do Brasil em janeiro é na Serra da Mantiqueira e no extremo norte do estado de São Paulo, região de Franca, onde os médias de chuva variam de 300 a 340 mm . Mas em praticamente todo estado de São Paulo, no Triângulo Mineiro, no centro-sul de Minas Gerais e no sul do estado do Rio de Janeiro, essa média de chuva é muito elevada e fica entre 260 e 300 mm.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas, dia de sol com muitas nuvens à tarde e à noite, mas sem chuva. A umidade relativa do ar fica entre 38% e 73%. A mínima é de 20° e a máxima é de 38°.