Com a grande disponibilidade de ar úmido e a circulação do vento adequada, grandes áreas de instabilidade se formam sobre o sobre todas as regiões do Brasil.
Outras áreas de instabilidade avançam do mar em direção a costa entre Maranhão e Pará.
Estas áreas de instabilidade podem provocar chuva forte em muitos estados brasileiros
Uma frente fria chega ao litoral do Rio Grande Sul estimulando o aumento de nuvens e a chuva, o que vai aliviar o calor extremo.
O Rio Grande do Sul foi o lugar mais quente do Brasil nos últimos três dias. Ontem, a temperatura chegou aos 39,1°C em Quaraí, no dia 2 fez 41,1°C em Campo Bom e no di 1 de janeiro fez 40,9°C em Uruguaiana
Quase todas as áreas do Brasil passam o dia com muita nebulosidade, ar abafado e condições para várias pancadas de chuva com raios. A chuva ocorre a qualquer hora e há risco para chuva de moderada a forte intensidade. Há potencial para alagamentos nos centros urbanos.
Apenas o estado de Roraima, o centro-oeste do AC, a Chapada Diamantina e o Sul da BA ficam com tempo firme, com sol e sem chuva.
Esta terça-feira é um dia com sol e pancadas de chuva à tarde e à noite em RO, no AM, no centro-leste do AC, noroeste do PA e AP, no centro, oeste e sul do MT e no centro-sul de GO, na maior parte de SP e do PR
Dia de sol, mas com chance de chuva passageira no litoral da BA, em SE, AL, leste de PE, da PB e do RN, no ES e nordeste de MG.
Alerta para muita chuva no litoral de SP e sul do RJ.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas, o dia amanheceu com sol entre muitas nuvens. Pode ocorrer pancadas de chuva a tarde e a noite. A probabilidade é de 80% de chances para até 8 milímetros de chuva. A miníma é de 22° e a maxima chega aos 32°.