Agora é oficial: o oceano Pacífico Equatorial está no modo La Niña. O anúncio foi feito pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica, dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês), nesta quinta-feira, 9 de janeiro de 2025, no boletim de atualização mensal do fenômeno ENSO (El Niño/Southern Oscillation – El Niño/Oscilação Sul).
O La Niña é conhecido como a “fase fria” do El Niño. Os dois fenômenos envolvem anomalias de temperatura da água do mar na porção central e leste do oceano Pacífico Equatorial, na costa do Peru. O El Niño é o aquecimento acima da média nesta grande região oceânica e o La Niña é o resfriamento.
Um efeito muito importante do La Niña é de facilitar o deslocamento das frentes frias pela costa do Sul e do Sudeste. A passagem de várias frentes frias ajuda a organizar os corredores de umidade entre o Norte e o Sudeste do país, facilitando a formação da ZCAS – Zona de Convergência do Atlântico Sul.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas, sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto. A umidade relativa do ar fica entre 39% e 81%. A mínima é de 21° e a máxima é de 24°.