A semana começa com destaque para essa queda bem significativa de temperatura, ainda devido à atuação da massa de ar fria de origem polar.
No sudeste, o destaque é essa infiltração marítima, ainda colaborando para o aumento de umidade entre São Paulo, sul de Minas, Rio e Espírito Santo. Vamos começar a semana ainda com sensação de frio. A infiltração marítima deve provocar um tempo mais instável, ainda entre São Paulo, sul de Minas, Rio e o sul do Espírito Santo. A capital paulista, a cidade do Rio De Janeiro e a região de Vitória vão ter um começo de julho de tempo nublado e com sensação de frio; pode chover fraco, por vezes moderado em alguns momentos, o predomínio é de céu bem encoberto, não tem abertura de sol e isso vai dificultando a elevação de temperatura. Algumas cidades do interior de São Paulo, que fazem divisa com sul de Minas, podem receber pancadas fortes nesse começo de semana.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas, o sol aparece entre muitas nuvens. Podem ocorrer pancadas de chuva pela manhã e tempo firme à noite. A umidade relativa do ar fica entre 65% e 90%. A mínima é de 13° e a máxima não deve passar dos 22°