Na comparação entre abril e maio, em termos de severidade da seca, houve uma intensificação do fenômeno tanto em Minas Gerais quanto em São Paulo com o aumento das áreas com seca moderada nesses dois estados. No Espírito Santo e no Rio De Janeiro, a severidade da seca se manteve estável nesse período somente com a presença de seca fraca – a mais branda da escala do Monitor – em ambos. Com a situação de MG e SP, a área com seca moderada na região Sudeste como um todo aumentou de levemente de 18% para 19%, indicando uma intensificação regional da seca.
Em termos de áreas com seca, entre abril e maio, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo registraram aumento das áreas com o fenômeno. No território mineiro houve uma ligeira elevação de 56% para 57% de áreas com seca. Em SP o aumento foi de 78% para 85%, enquanto no RJ o avanço da seca foi de 4% para 42% do território fluminense. O Espírito Santo registrou estabilidade da área com o fenômeno, que se manteve em 63% do território capixaba. Com esse cenário, a região Sudeste teve um aumento da área total com seca, que passou de 60% para 64% de seu território. A seguir estão os destaques por estado da região Sudeste de maio.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas, o sol aparece entre algumas nuvens e há névoa ao amnhecer. Noite com poucas nuvens. A umidade relativa do ar fica entre 45% e 93%. A mínima é de 17° 31°.