A persistência de um grande sistema de alta pressão atmosférica sobre o Brasil vem causando uma forte subsidência do ar. A subsidência é um movimento natural do ar, de cima para baixo, característico dos sistemas de alta pressão atmosférica. Essa situação traz o ar seco de níveis mais altos para próximo da superfície e também inibe a formação e crescimento de nuvens.
Os níveis de umidade no ar tem baixado cada vez mais em grande parte do Brasil. Vários estados brasileiros estão registrando umidade relativa do ar entre 20 e 30%, e até abaixo dos 20%, nas horas mais quentes do dia.
Embora esta situação de ar muito seco já não seja incomum nesta época do ano, especialmente no Centro-Oeste, no interior do Sudeste e do Nordeste e em estados como Tocantins e Rondônia, essa faixa de valores de umidade no ar estão muito abaixo do que seria recomendado, cerca de 60%, para o conforto e saúde do ser humano.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas, o sol aparece o dia todo, sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens. Não deve haver chuva. A umidade relativa do ar fica entre 35% e 73%. A mínima é de 18° e a máxima é de 32°