O ar seco é muito quente predomina sobre o interior do Nordeste e sobre o Tocantins. Esse ar seco dificulta a formação de nuvens nesta parte do país.
Uma frente fria avança pelo oceano, entre o litoral de São Paulo e do Rio De Janeiro. A passagem desta frente fria, e a circulação dos ventos em vários níveis da atmosfera, ajudam a concentrar muita umidade sobre Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e o centro-sul de Minas Gerais. Uma grande quantidade de nuvens se forma sobre essas áreas provocando chuva de forte intensidade em vários locais.
A última quarta-feira de setembro é com alerta para temporais e chuva volumosa em parte do Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil.
Na Região Sul, o alerta é para muita chuva sobre o interior do Paraná. Curitiba fica fria, mas não deve ter muita chuva ao longo do dia. Céu nublado e chuva leve no Vale do Itajaí. Nas outras regiões de Santa Catarina, no norte e oeste do Rio Grande do Sul, o sol já aparece, mas ocorrem pancadas de chuva. Em Porto Alegre nas outras regiões do Rio Grande do Sul faz um pouco de frio nesta quarta-feira, mas o sol aparece ao longo do dia
Para a Região Sudeste do Brasil, a previsão é de céu nublado e muita chuva em todo o estado de São Paulo, no Sul de Minas, na Zona da Mata Mineira e na maioria das áreas do estado do Rio de Janeiro.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas o dia amanheceu chuvoso, pode ter pancadas de chuva durante todo dia. A probabilidade é de 90% para até 50 milímetros de chuva. A mínima é de 17° e a máxima chega aos 21°