O que vai guiar o comportamento da temperatura e da precipitação sobre o Brasil em outubro de 2025 será o resfriamento que vem acontecendo no oceano Pacífico Equatorial. Os principais centros de monitoramento do clima global concordam que este resfriamento persiste durante o mês de outubro, apontando para a formação de um novo evento do fenômeno La Niña em meados da primavera. A análise mais recente da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional, dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês, de 29 de setembro de 2025, previu uma probabilidade de 71% de formação do La Niña.
As mudanças na circulação de ventos e no padrão de pressão atmosférica sobre a América do Sul, provocados pelo resfriamento do Pacífico Equatorial, vão facilitar a passagem das frentes frias do Sul para o Sudeste do Brasil e também a formação de corredores de umidade do Norte para o Sudeste e Centro-oeste do país.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas, sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens. A umidade relativa do ar fica entre 26% e 60%. A mínima é de 24° e a máxima é de 37°.