Os moradores de Osvaldo Cruz e municípios vizinhos devem se preparar para um final de semana de forte instabilidade atmosférica. A previsão indica alta probabilidade de precipitação e a combinação de calor com umidade elevada aumenta o risco de chuvas intensas, acompanhadas de trovoadas, especialmente no sábado.
A sexta-feira foi marcada pela intensificação da instabilidade. O dia começou com registro de chuva forte e trovoadas, concentradas principalmente no período matutino.
Temperatura: A variação térmica fica entre 23 (mínima) e 29 (máxima).
Chuva: O volume esperado é de 17,2 mm, com 90%de chance de precipitação.
Umidade e Vento: A umidade relativa do ar oscila entre 69% e 93%.
Apesar do sol aparecer entre nuvens no decorrer da tarde, o céu deve permanecer carregado até a noite, mantendo o ambiente propício para novas pancadas de chuva. A Lua segue na fase minguante.
O cenário de tempo fechado se mantém no sábado, com a manutenção de alta umidade e temperaturas elevadas, potencializando a formação de nuvens carregadas.
Previsão: A manhã será de céu nublado com registro de chuva. No entanto, o período da tarde apresenta maior preocupação, com risco de temporal, trovoadas e possibilidade de rajadas de vento. A noite também deve ser chuvosa.
Temperatura: As mínimas chegam a 22 e as máximas a 28
Chuva: A probabilidade é de 90%, com um acumulado previsto de 11,3 mm.
Umidade e Vento: A umidade do ar varia entre 77% e 95%.
Em resumo, o final de semana será caracterizado pela tríade calor, alta umidade e pancadas de chuva recorrentes. A Defesa Civil recomenda atenção especial nas áreas de risco e pede que os motoristas redobrem a cautela nas estradas, devido à visibilidade reduzida e o risco de pista molhada.
A combinação de sol (calor) e instabilidade (chuva) pode, inclusive, gerar o belo fenômeno da formação de arcos-íris na região.